PUBLICIDADE

Mundo

Alemanha e França prometem manter acordo com Irã

7 mai 2018 - 11h52
(atualizado às 13h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Alemanha e França prometeram nesta segunda-feira manter o acordo nuclear do Irã com potências mundiais mesmo se os Estados Unidos abandonaram o pacto, e o ministro alemão de Relações Exteriores disse que o mundo ficaria menos seguro sem o acordo com Teerã.

Ministro alemão de Relações Exteriores, Heiko Maas 12/04/2018 REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Ministro alemão de Relações Exteriores, Heiko Maas 12/04/2018 REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou retirar o país do acordo ao não renovar uma suspensão das sanções impostas a Teerã em 12 de maio a menos que os signatários europeus do pacto consertem o que ele diz serem "falhas" no documento.

O ministro alemão de Relações Exteriores, Heiko Maas, disse estar claro que o acordo tornou o mundo um local mais seguro, e que há um risco de escalada se o pacto for cancelado.

"Não achamos que há qualquer razão justificável para sair desse acordo, e continuamos a defendê-lo para nossos amigos norte-americanos", disse Maas durante entrevista coletiva conjunta com o ministro do Exterior francês, Jean-Yves Le Drian, em Berlim.

"Vamos lidar com a decisão (dos EUA), mas como Jean-Yves falou, queremos reforçar esse acordo", acrescentou Maas.

Le Drian disse que França, Reino Unido e Alemanha irão manter o acordo nuclear de 2015 com o Irã independentemente da decisão que for tomada pelos Estados Unidos nesta semana porque essa é a melhor forma de evitar a proliferação nuclear.

"Estamos determinado a salvar esse acordo porque esse acordo protege contra a proliferação nuclear e é o caminho certo para impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear", disse Le Drian.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade