PUBLICIDADE

Mundo

Alemanha diz que Reino Unido deve "parar com jogos", pois tempo para acordo está acabando

22 set 2020 - 08h44
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Alemanha para Assuntos Europeus, Michael Roth, pediu nesta terça-feira que o Reino Unido abandone os planos de um projeto de lei que violaria as obrigações do país com a União Europeia sob seu tratado de retirada, já que o tempo está se esgotando para fechar um acordo comercial.

Ministro alemão para Assuntos Europeus, Michael Roth, em Bruxelas
22/09/2020 Aris Oikonomou/Pool via REUTERS
Ministro alemão para Assuntos Europeus, Michael Roth, em Bruxelas 22/09/2020 Aris Oikonomou/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

Falando a repórteres antes de uma reunião de ministros da UE em Bruxelas que precede uma cúpula de líderes do bloco no final desta semana, Roth disse estar "extremamente preocupado" com os planos de Londres de aprovar um projeto de lei do mercado interno que infringirá a lei internacional.

"Por favor, queridos amigos em Londres, parem os jogos, o tempo está se esgotando, o que realmente precisamos é de uma base justa para novas negociações e estamos prontos para isso", afirmou Roth.

O projeto deve passar pela câmara baixa do Parlamento na próxima semana e transformou as negociações sobre um acordo comercial entre Reino Unido e UE em caos, uma vez que mina a vontade do Reino Unido de honrar acordos internacionais.

"O chamado projeto de lei do mercado interno nos preocupa extremamente, porque viola os princípios orientadores do acordo de retirada. E isso é totalmente inaceitável para nós", disse Roth.

O ministro afirmou que a UE estava "muito, muito decepcionada" com os resultados das negociações comerciais, que ficaram presas na questão do acesso dos pescadores da UE às águas britânicas, na concorrência justa entre empresas europeias e britânicas e em um mecanismo para resolver disputas no futuro.

Roth disse que os ministros da UE declarariam nesta terça-feira seu apoio ao negociador-chefe da UE para o Brexit, Michel Barnier, e sua equipe e reafirmariam um forte compromisso com um acordo comercial justo baseado em confiança e segurança.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade