PUBLICIDADE

Mundo

Alemanha deve estender lockdown até metade de fevereiro

País vem enfrentando uma forte segunda onda de casos da Covid-19

19 jan 2021 - 12h41
(atualizado às 12h50)
Compartilhar
Exibir comentários

A chanceler alemã, Angela Merkel, e os governadores dos estados chegaram a um acordo para prorrogar o lockdown por conta da Covid-19 no país até o dia 15 de fevereiro, informa a mídia local nesta terça-feira (19).

Alemanha manterá restrições mais duras contra a Covid-19
Alemanha manterá restrições mais duras contra a Covid-19
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Com isso, bares e restaurantes, comércio não essencial e atividades ao ar livre continuarão proibidos. O atual decreto termina no fim de janeiro, mas tanto Merkel como os líderes dos estados estão preocupados por conta do aumento constante nos números e também por causa das novas variantes do coronavírus Sars-CoV-2.

A B.1.1.7 detectada no Reino Unido, por exemplo, já é considerada a principal cepa na Inglaterra por ser rapidamente disseminada. Além disso, as variantes da África do Sul e também do Brasil preocupam.

Há ainda uma discussão sobre a obrigatoriedade de uso das máscaras FFP2, que são usadas por profissionais da saúde e oferecem uma proteção total, em ambientes públicos - como foi determinado na Baviera.

No entanto, o custo da proteção é muito maior do que as de pano usadas pela maioria das pessoas e há ainda o risco de ineficácia, pois é preciso usar a máscara de maneira tecnicamente correta - o que pessoas não treinadas podem não saber fazer.

Ainda haverá mais incentivos para que as empresas continuem a manter em casa os funcionários que puderem trabalhar de maneira remota, além de incentivar uma maior proteção daqueles que vão aos escritórios.

A Alemanha era considerada um dos melhores países na gestão do primeiro pico da pandemia de Covid-19, mas desde novembro, assim como ocorre em outros países europeus, a nação vê os números da crise sanitária aumentarem e baterem recordes.

São 2.064.001 casos confirmados da doença e 47.958 mortes - sendo que, conforme o Instituto Robert Koch, foram 7.141 contágios e 214 falecimentos nas últimas 24 horas. Já os vacinados somam 1.139.297, sendo 91.137 imunizados com a primeira dose e 6.581 com a segunda no último dia. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade