PUBLICIDADE

Mundo

Alemanha busca fundos privados para projetos climáticos na África, no Brasil e outros locais, diz jornal

2 dez 2018 - 14h08
Compartilhar
Exibir comentários

A Alemanha divulgará uma iniciativa nas negociações da ONU sobre mudança climática nesta semana para atrair mais investimentos privados em projetos na África, no Brasil e em outros lugares, disse o ministro do Desenvolvimento, Gerd Mueller.

Mueller afirmou à rede de jornais RND que a Alemanha "enviará um forte sinal" na conferência climática da ONU em Katowice, na Polônia, com sua iniciativa Aliança para o Desenvolvimento e Clima e uma promessa de gastar 1,5 bilhão de euros adicionais em proteção climática.

As expectativas são baixas para as reuniões desta semana, dadas as divisões dentro da Europa e a tensão entre os Estados Unidos e a China. [nL1N1Y702K]

Delegados de cerca de 195 nações buscarão produzir um "livro de regras" para detalhar o Acordo de Paris de 2015, que os Estados Unidos, a mando do presidente Donald Trump, se retiraram.

Mueller disse que é imperativo ajudar países como Brasil, Índia, China e muitas nações da África a desenvolver sua capacidade de fornecer eletricidade para suas populações em crescimento sem depender da produção de carvão.

"Podemos ajudar a dar saltos no desenvolvimento", declarou ele. "Temos a tecnologia e o conhecimento".

Mais de 70 empresas já se inscreveram para a nova iniciativa alemã, ele disse, que busca aumentar os fundos privados para projetos climáticos em países em desenvolvimento e economias emergentes.

"Mesmo sem uma data concreta para o fim da produção de carvão, a Alemanha enviará um forte sinal em Katowice", afirmou Mueller.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade