PUBLICIDADE

Mundo

Alemanha alerta que cabe ao Reino Unido fazer conversas do Brexit avançar

13 out 2017 - 10h59
Compartilhar
Exibir comentários

Cabe ao Reino Unido fazer as conversas sobre a saída britânica da União Europeia avançar, disse a Alemanha nesta sexta-feira, alertando que "o tempo está acabando" para Londres negociar o acordo que busca.

Um dia depois de o negociador do bloco europeu, Michel Barnier, dizer que as conversas travaram por questões financeiras e que não podem progredir para debates sobre os laços comerciais futuros, o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, exortou o Reino Unido a agir antes de uma cúpula da UE em dezembro.

Os líderes do bloco discutirão o Brexit neste encontro, disse Seibert. "Isto significa que ainda está nas mãos do Reino Unido decidir se haverá progresso suficiente para que a segunda fase das negociações possa ser iniciada".

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse ao Parlamento na segunda-feira que cabe à UE levar as conversas para a próxima fase, afirmando que "a bola está no campo deles".

Mas, nesta sexta-feira, seu porta-voz disse que ela pode ter "mais a dizer" sobre o acordo financeiro em uma reunião da UE na semana que vem.

O maior grupo industrial da Alemanha aconselhou empresas ativas no Reino Unido a se prepararem para um "Brexit muito duro", já que Londres carece de uma estratégia clara.

A chanceler alemã, Angela Merkel, diz que Londres não deveria esperar um acordo especial e que é mais importante manter os 27 países-membros restantes unidos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade