PUBLICIDADE

Mundo

Aiatolá do Irã apoia disputa de candidatos linha-dura em eleição presidencial

27 mai 2021 - 15h33
Compartilhar
Exibir comentários

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, endossou nesta quinta-feira a rejeição de candidatos moderados e conservadores na eleição presidencial de junho, na qual os dois postulantes linha-dura favoritos e leais a ele se enfrentarão.

Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei
07/05/2021 Site oficial Khamenei/Handout via REUTERS
Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei 07/05/2021 Site oficial Khamenei/Handout via REUTERS
Foto: Reuters

O Conselho de Guardiões, organismo linha-dura que aprova candidaturas, só liberou sete dos 590 candidatos que se registraram, incluindo o chefe linha-dura do Judiciário, Ebrahim Raisi, e o ex-negociador nuclear Saeed Jalili.

"O honorável Conselho de Guardiões, de acordo com sua função, fez o que tinha que fazer e o que considerou necessário fazer e identificou os candidatos", disse Khamenei, de acordo com a televisão estatal.

Com a remoção de figuras moderadas e conservadoras proeminentes, os eleitores terão que escolher entre candidatos linha-dura e conservadores pouco conhecidos na eleição, na qual muitos iranianos já disseram que não votarão em meio à revolta crescente com as adversidades econômicas e as restrições das liberdades pessoais.

Vários clérigos e políticos do país, incluindo o neto do falecido fundador da República Islâmica, aiatolá Ruhollah Khomeini, criticam as desqualificações nas redes sociais.

Uma vitória de Raisi poderia aumentar as chances de clérigos xiitas de escalão intermediário sucederem futuramente Khamenei, que serviu dois mandatos como presidente e se tornou o líder supremo após a morte de Khomeini em 1989.

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade