PUBLICIDADE

Mundo

Agência nuclear da ONU perde contato com central em Zaporizhzhia

Local foi tomado por forças russas há cerca de 4 meses

30 jun 2022 - 10h03
(atualizado às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), organização autônoma das Nações Unidas, informou na noite desta quarta-feira (29) que voltou a perder contato com os sistemas de segurança e vigilância da central nuclear de Zaporizhzhia, localizada na Ucrânia, mas que está há cerca de quatro meses sob poder das tropas russas.

Central nuclear de Zaporizhzhia está sob controle russo, mas é operada por ucranianos
Central nuclear de Zaporizhzhia está sob controle russo, mas é operada por ucranianos
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo o comunicado formal, a situação "reforça a necessidade" para que membros da Aiea consigam fazer uma visita à planta o mais rápido possível, destacou o diretor-geral da agência, Rafael Grossi.

"O fato da nossa transmissão de dados de segurança remota estar novamente inativa - pela segunda vez em um mês - só acrescenta a urgência de realizar essa missão", pontuou ainda Grossi.

Na primeira paralisação, a transmissão ficou bloqueada por duas semanas, mas os dados do período foram recuperados posteriormente. Agora, desde 25 de junho, não há mais acesso dos especialistas aos dados de vigilância.

Conforme a agência, desde que a guerra na Ucrânia foi iniciada pela Rússia, em 24 de fevereiro, os técnicos não puderam mais fazer as visitas de rotina ao local. O comunicado oficial pontua que algumas das medições só podem ser feitas presencialmente e que há preocupações nos dois reatores que foram reabastecidos "recentemente".

Apesar dos militares russos estarem no poder, toda a operacionalização é feita pelos funcionários ucranianos.

A central atômica de Zapoirizhzhia é a principal da Ucrânia, com seis reatores, mas apenas dois estão em funcionamento, segundo informa o governo ucraniano. Em março, o local chegou a ser palco de combates entre tropas de Moscou e Kiev, o que levantou temores sobre um possível desastre nuclear.

Ao todo, diz a agência, oito dos 15 reatores ucranianos estão em funcionamento: dois em Zaporizhzhia, três em Rivne, dois na planta nuclear Sul da Ucrânia e um em Khmelnytsky. Os demais estão passando por manutenção ou em reserva técnica.

Chernobyl 

Ainda na nota, a Aiea informa que há uma "perda parcial" no recebimento de dados de segurança de outra central nuclear, a de Chernobyl, que não está em funcionamento desde o início dos anos 2000, mas guarda os restos extremamente radioativos do gravíssimo acidente nuclear de 1986.

O local voltou para o controle total da Ucrânia em abril após cair nas mãos russas logos no início da guerra.

A agência explica que uma missão presencial foi realizada no fim de abril e uma segunda visita ocorreu há um mês e que os trabalhos de segurança continuam a serem realizados no local. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade