PUBLICIDADE

Mundo

Agência da Ucrânia diz que investigação de empresa de gás não cobre período de filho de Biden

27 set 2019 - 16h27
Compartilhar
Exibir comentários

Uma investigação da Ucrânia sobre a empresa de gás Burisma diz respeito somente a atividades ocorridas antes de Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente norte-americano Joe Biden, ser contratado para integrar o conselho de administração, disse a agência de investigações anticorrupção ucraniana.

Ex-vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e seu filho Hunter
20/01/2009
REUTERS/Carlos Barria
Ex-vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e seu filho Hunter 20/01/2009 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

Em julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, que investigasse se Joe Biden tentou impedir uma investigação sobre o relacionamento de seu filho com a empresa, que fazia prospecção de gás na Ucrânia.

    A intervenção de Trump motivou um inquérito de impeachment da Câmara dos Deputados, e democratas dizem que o presidente republicano estava tentando forçar um líder estrangeiro a difamar Joe Biden, seu oponente político.

    O Bureau Nacional Anticorrupção da Ucrânia disse que está investigando autorizações concedidas por autoridades do Ministério da Ecologia a uma série de empresas administradas pela Burisma para o uso de recursos naturais.

    Mas o órgão ainda disse que o período sob averiguação vai de 2010 a 2012, observando que ele antecede aquele em que a empresa contratou Hunter Biden.

    "Mudanças no conselho de administração da Burisma Limited, que atualmente é objeto de atenção internacional, só ocorreram em maio de 2014, e portanto não são e nunca foram o tema da investigação (do escritório anticorrupção)", disse o comunicado do bureau.

    Hunter Biden foi membro do conselho de administração da Burisma entre 2014 e 2018, segundo documentos da empresa em Chipre, onde ela está registrada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade