PUBLICIDADE

África

Triplo atentado suicida mata 4 civis na Nigéria

19 mar 2017 - 06h49
(atualizado às 13h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Quatro civis morreram na noite passada na cidade de Maiduguri, no nordeste da Nigéria, em consequência do ataque de três terroristas suicidas do grupo jihadista Boko Haram, informaram neste domingo fontes policiais.

Os suicidas - um homem e duas mulheres - detonaram as bombas de fabricação caseira que levavam presas aos corpos após serem interceptados por membros de uma das patrulhas cidadãs constituídas para lutar contra este tipo de ataque nesta região, epicentro da atividade de Boko Haram.

Nigéria
Nigéria
Foto: Google Maps / Reprodução

Um membro de uma destas patrulhas, uma mulher e dois de seus filhos morreram em decorrência das explosões, que feriram outras oito pessoas, segundo afirmou o porta-voz policial Victor Isuku em comunicado.

O exército da Nigéria conseguiu nos últimos meses recuperar boa parte do território conquistado pelo Boko Haram no nordeste do país, onde os jihadistas pretendem estabelecer um califado regido pela sharia, a lei islâmica.

Com sua capacidade militar debilitada pelos avanços do exército, a milícia islamita recorreu de forma crescente aos atentados suicidas contra civis, alvos mais fáceis que os militares ou as sedes do governo.

Desde o início de sua campanha em 2009, o terrorismo do Boko Haram custou a vida de mais de 20.000 pessoas e obrigou mais de dois milhões de cidadãos da região a deixar seus lares, segundo números de organizações humanitárias internacionais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade