PUBLICIDADE

África

Presidente do Egito se reunirá com Trump pela 1ª vez na Casa Branca em abril

19 mar 2017 - 07h13
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, se reunirá com seu homólogo americano, Donald Trump, na Casa Branca, na primeira semana de abril, em sua primeira viagem oficial aos Estados Unidos desde que assumiu o cargo em 2014, informou neste domingo o jornal estatal "Al-Ahram".

O jornal detalhou que está previsto que Al Sisi aborde com Trump a situação no Oriente Médio, assim como deve buscar reforçar as relações bilaterais que, segundo a publicação, terão "um novo impulso" com esta viagem.

Por outro lado, o ministro de Relações Exteriores egípcio, Sameh Shukri, recebeu hoje uma ligação do secretário de Estado americano, Rex Tillerson, na qual falaram da situação de Líbia e Síria, segundo um comunicado oficial.

Tillerson também renovou o convite a Shukri para a reunião em nível ministerial convocada para tratar a luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) que será realizada em Washington entre os dias 22 e 23 de março.

O Ministério egípcio não ofereceu mais detalhes da ligação e não informou se os ministros conversaram sobre a visita de Al Sisi a Washington.

Al Sisi foi o primeiro dirigente internacional com quem Trump falou após sua vitória nas eleições presidenciais de novembro e também foi um dos primeiros a conversar com ele após sua chegada ao poder, o que revela a importância que o novo governo americano outorga à relação com o Egito.

As relações entre Washington e Cairo são muito estreitas desde que o Egito assinou a paz com Israel em 1979, o que levou os EUA a outorgar-lhe uma assistência militar que chega a US$ 1,3 bilhão por ano.

Após o golpe militar de 3 de julho de 2013 de Al Sisi, os laços se esfriaram e a ajuda militar foi temporariamente suspensa, mas desde então os vínculos foram se reconstruindo, embora com algumas arestas.

Desde que assumiu o cargo, o ex-marechal visitou Nova York três vezes para participar das reuniões da Assembleia Geral da ONU, mas ainda não realizou uma visita oficial aos EUA.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade