PUBLICIDADE

Nelson Mandela

De camisetas a ovos de avestruz, fãs de Mandela compram lembranças

Roupas e itens com a mão de Mandela ou o número 46664, seu código de prisioneiro durante as quase três décadas em que ficou preso têm bastante procura

7 dez 2013 - 17h00
(atualizado às 17h20)
Compartilhar
Exibir comentários

De livros a camisetas, de braceletes a ovos de avestruz, a arte e a memória de Nelson Mandela estão sumindo das prateleiras. Vale tudo para ter uma lembrança do ex-presidente e líder do país sul-africano que combateu o apartheid.

<p>Homem cobre-se com uma bandeira com o rosto de Nelson Mandela</p>
Homem cobre-se com uma bandeira com o rosto de Nelson Mandela
Foto: Reuters

Itens que lembram Mandela, que morreu em sua casa em Joanesburgo, na última quinta-feira, nunca foram difíceis de encontrar na África do Sul, onde ele já era homenageado em vida como um herói nacional pela luta contra o apartheid.

No entanto, a manifestação de emoção, uma mistura de luto com a celebração de sua vida notável, gerada pela sua morte lançou os sul-africanos e os turistas às lojas para comprar lembranças que perpetuem a memória de Nelson Mandela.

No shopping de Sandton City, em Joanesburgo, a professora Salo Mathen havia acabado de comprar duas camisetas em uma loja que vende roupas e itens com a mão de Mandela ou o número 46664, seu código de prisioneiro durante as quase três décadas em que ficou preso.

"Fiquei emocionada com o que aconteceu... e simplesmente fui arrastada para essa loja", disse Mathen. A loja vende camisetas, calças, vestidos e chinelos.

Multidão canta e dança em frente à casa de Nelson Mandela:

Um assistente da loja disse que as vendas aumentaram 50% desde a manhã de sexta-feira. Muitos clientes eram de outros países, inclusive Gana, Suazilândia, França, Reino Unido e Estados Unidos, e um livro de condolências tinha 20 mensagens.

"Madiba, você transformou a nação que você odiava em uma que você ama. Obrigado, Tata", dizia uma delas. "Madiba" é o nome do clã do qual pertenceu, e Tata significa pai na língua xhosa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade