PUBLICIDADE

África

Morre herói da independência da Namíbia e companheiro de prisão de Mandela

11 jun 2017 - 07h56
Compartilhar
Exibir comentários

Companheiros de resistência e organizações da sociedade civil estão rendendo homenagens neste domingo na Namíbia e na África do Sul ao emblemático ativista namíbio Herman Andimba Toivo Ya Toivo, um dos pais da independência de seu país e companheiro de prisão de Nelson Mandela.

Toivo Ya Toivo morreu na sexta-feira em seu país aos 93 anos de idade, deixando para trás uma vida de comprometimento político que o levou a passar 16 anos na cadeia e que, por fim, lhe rendeu cargos de ministro no governo da Namíbia.

Organizações como a Fundação Ahmed Kathrada - que leva o nome de outro ícone da resistência ao Apartheid na África do Sul que morreu este ano - se juntaram às homenagens e às condolências.

Toivo Ya Toivo foi um dos fundadores da Swapo (Organização do Povo do Sudoeste da África), o movimento de guerrilha que combatia a dominação colonial da África do Sul na Namíbia (chamada então de África do Sudoeste) e que governa o país desde a sua independência em 1990.

O histórico líder foi um dos 36 namíbios detidos em 1966 pelo governo segregacionista sul-africano e encarcerados na ilha-prisão de Robben Island, onde Nelson Mandela passou 18 anos.

Toivo Ya Toivo - que participou de greves de fome na prisão e passou nove meses em regime de isolamento por agredir um guarda - foi libertado em 1984 e continuou o seu trabalho político ao assumir o cargo de secretário-geral da Swapo e vários ministérios após a independência da Namíbia.

O Congresso Nacional Africano (CNA) - partido de governo na África do Sul e aliado da Swapo durante a luta contra o Apartheid - lembra Toivo Ya Toivo como "um lutador pela liberdade" e um "pan-africanista e internacionalista progressista" que também defendeu a causa dos trabalhadores.

Uma das ações que o herói da história da Namíbia fez na clandestinidade foi enviar à ONU depoimentos gravados de trabalhadores sul-africanos do setor da mineração sobre as duras condições de vida nos jazigos do país, uma ação que lhe rendeu represálias por parte do regime de Pretória.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade