PUBLICIDADE

África

Mali: Keita vence eleição presidencial após cumprimento de Cissé

12 ago 2013 - 19h25
(atualizado às 21h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Ibrahim Boubacar Keita, em foto de 7 de julho de 2013, durante a campanha das eleições presidenciais no Mali
Ibrahim Boubacar Keita, em foto de 7 de julho de 2013, durante a campanha das eleições presidenciais no Mali
Foto: AP

O ex-primeiro-ministro Ibrahim Boubacar Keita venceu a eleição presidencial de domingo no Mali, depois que seu rival Soumaila Cissé reconheceu nesta segunda-feira a sua derrota no segundo turno. "Fui até ele para felicitá-lo e desejar sorte ao Mali", declarou Cissé à AFP.

No primeiro turno, de 28 de julho, Ibrahim Boubacar Keita, conhecido por suas iniciais IBK, obteve 39,79% dos votos, contra 19,70% de Cissé. Cissé, de 63 anos e ex-ministro das Finanças, fez o anúncio inclusive antes da publicação dos resultados do segundo turno, embora a apuração de dois terços dos votos já tenha dado Keita como vencedor por ampla maioria.

O novo presidente, de 68 anos, tem a difícil tarefa de reconciliar um país traumatizado e enfraquecido por 18 meses de profunda crise política e militar, que começou em janeiro de 2012 com a ofensiva dos tuaregues no norte do país.

Pouco depois, o golpe de Estado militar de 22 de março de 2012 deixou o norte do país em poder de grupos jihaditas e criminosos. Eles expulsaram a rebelião tuaregue e o Exército malinês e cometeram atos bárbaros contra apopulação local antes de serem expulsos com a ajuda da intervenção militar franco-africana que ainda se mantém.

O conflito de 18 meses entre as forças de segurança, rebeldes tuaregues e radicais islâmicos afundou o Mali na recessão, aumentou a pobreza, reavivou as tensões entre as comunidades tuaregue, árabe e negra, e provocou cerca de meio milhão de deslocados internos e refugiados.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade