PUBLICIDADE

África

Inundações e explosão em posto de combustível matam 150 em Gana

5 jun 2015 - 20h18
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades em Gana limparam destroços nesta sexta-feira e se preparavam para mais chuvas, um dia depois que uma inundação e uma explosão num posto de combustível mataram 150 pessoas na capital do país.

Explosão em posto de combustível em Acra, capital de Gana, na quinta-feira. 04/06/2015
Explosão em posto de combustível em Acra, capital de Gana, na quinta-feira. 04/06/2015
Foto: Matthew Mpoke Bigg / Reuters

Equipes de emergência recuperaram bens domésticos, geladeiras e armários de bueiros entupidos de Acra, enquanto que autoridades de segurança resgataram outro corpo de uma casa perto do posto, disseram testemunhas.

"Faça chuva ou faça sol é nossa responsabilidade resgatar as pessoas e seus bens e vamos continuar a fazer isso até que estejamos convencidos de que nenhuma pessoa ou veículos estejam presos em algum lugar", disse James Buka, da Organização Nacional de Gestão de Desastres.

As persistentes chuvas torrenciais bloqueram o antigo sistema de drenagem de Acra e inundaram as ruas, forçando centenas de trabalhadores que não puderam voltar para casa a buscar abrigo no posto de combustível na madrugada de quinta-feira.

Havia um vazamento de combustível e uma faísca provocou uma explosão que matou 96 pessoas. Foi o pior desastre em décadas em Gana, um país há anos visto como exemplo de democracia pacífica e em rápido crescimento econômico.

Mas desde 2013, o governo do presidente John Mahama tem lutado contra uma série de problemas fiscais que, junto aos preços mais baixos das exportações de ouro, petróleo e cacau, tem diminuído acentuadamente as projeções de crescimento econômico.

Gana também enfrenta uma grave crise de energia elétrica, o que tem provocado apagões frequentes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade