PUBLICIDADE

África

Ensinar o Corão ou morrer: a ameaça jihadista a professores em Burkina Fasso

10 mai 2017 - 10h07
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de professores tiveram de deixar suas salas de aula no norte de Burkina Fasso e buscar abrigo em outras regiões do país após meses de constante intimidação por parte de islamitas radicais, que ameaçaram "cortar a garganta" dos docentes que se negarem a ensinar o Corão nas escolas.

A situação está colocando em risco a educação de milhares de crianças da região, onde muitas escolas religiosas já fecharam suas portas por medo da ameaça dos jihadistas.

"Minha preocupação é a vida dos professores", afirmou à Agência Efe Moussa Eric Ouedraogo, responsável de Educação em Nassoumbou, uma pequena localidade rural na província de Soum, perto da fronteira com o Mali.

Segundo os moradores de Nassoumbou, a Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) começou a campanha de terror em dezembro do ano passado, quando destruiu casas de alguns professores que tinham viajado para passar o Natal com suas famílias.

Quando retornaram, viram que suas casas tinham ficado em ruínas e que as escolas também tinham sido atacadas. Era possível ver buracos de tiros nas paredes e nas portas das instituições de ensino.

Recentemente, as autoridades de Burkina Fasso visitaram as regiões rurais da província de Soum e se reuniram com os professores para tentar convencê-los a voltar para a sala de aula.

"Temos que ser realistas e entender que é difícil para um professor que foi ameaçado voltar a trabalhar. Sou totalmente contrário a enviá-los de volta", disse Ouedraogo.

"Inclusive, nos preocupa que as escolas de Djibo (a capital da província) tenham que ser fechadas porque os jihadistas estão chegando à cidade. A mensagem deles já é divulgada por lá", alertou.

Professor de uma escola primária em Djibo, Moumouni Tamboura, afirmou que vive em um "ambiente de terror" na região, que fica a 45 quilômetros do Mali. Segundo ele, os jihadistas aumentaram seus ataques e desafiaram abertamente o governo de Burkina Fasso.

Diante da crise, o governo se comprometeu a reforçar a segurança na região do Sahel e, em particular, na comunidade de Baraboulé, onde os radicais entrarem há alguns dias nas salas de aula e exigiram que os professores deixassem de ensinar francês. Se eles se negassem a ensinar o Corão, a ordem era para que fossem embora.

"Estamos estabelecendo fortes medidas de segurança, e os professores devem saber que o Estado os protege", garantiu o ministro de Segurança de Burkina Fasso, Simon Compaoré.

Apesar de o esquema de segurança ter sido realmente reforçado, como contaram à Efe vários moradores da região, os professores continuam tendo medo e se negaram a voltar a trabalhar.

Há algumas semanas, radicais islamistas emboscaram e mataram várias pessoas acusadas de denunciar ao governo o paradeiro e as ações dos integrantes do grupo jihadista.

Após os ataques, os autores fugiram em direção ao Mali, que nos últimos anos se tornou um país instável e vítima da violência.

Desde 2015, a Al Qaeda do Magrebe Islâmico intensificou os ataques na região depois de ter declarado que os cidadãos do Ocidente, especialmente os franceses, se tornaram um alvo prioritário para a organização.

O mais grave atentado registrado em Burkina Fasso ocorreu em janeiro de 2015, quando 30 pessoas morreram em um ataque a um hotel e um restaurante de Uagadugu por uma célula da Al Qaeda.

Segundo dados do governo de Burkina Fasso, 60 pessoas morreram no país africano em ataques terroristas nos últimos dois anos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade