PUBLICIDADE

África

Bombardeio em aeroporto líbio danifica 20 aeronaves

Os confrontos armados levaram a Organização das Nações Unidas a retirar seu pessoal do país

16 jul 2014 - 16h54
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Avião danificado por ataque ao Aeroporto Internacional de Trípoli, em 15 de julho</p>
Avião danificado por ataque ao Aeroporto Internacional de Trípoli, em 15 de julho
Foto: Hani Amara / Reuters

Vinte aeronaves foram danificadas por um bombardeio no principal aeroporto da Líbia durante os piores combates na capital Trípoli em meses, à medida que milícias rivais se enfrentaram, disseram autoridades nesta quarta-feira.

O Aeroporto Internacional de Trípoli se tornou um campo de batalha no fim de semana, quando uma milícia lançou um ataque para tentar assumir o controle de um grupo armado rival, em mais um capítulo do caos que a Líbia vive três anos depois da deposição de Muammar Gaddafi.

Os combates, os mais intensos na capital desde novembro, interromperam os voos, impedindo que muitos líbios no exterior voltassem para observar o jejum do mês do Ramadã, sagrado para os muçulmanos, e aprisionando expatriados.

As lutas em Trípoli e os confrontos na cidade de Benghazi, no leste do país, levaram a Organização das Nações Unidas (ONU) a retirar seu pessoal da nação norte-africana.

Treze aviões da companhia aérea líbia Afriqiyah foram danificados, assim como outros sete da concorrente Libyan Airlines, informaram autoridades das empresas em uma coletiva de imprensa televisionada.

“Os danos vão de superficiais a sérios, e precisamos de tempo para ver o quão graves são”, disse Abdulhakim Al-Fares, presidente da Afriqiyah. Ele não forneceu cifras para o custo estimado dos reparos, substituição de aeronaves ou perda de negócios.

Um repórter da Reuters no aeroporto nesta quarta-feira viu seis aviões avariados, um deles totalmente carbonizado. Pelo menos 31 aviões estavam estacionados no local quando o bombardeio aconteceu.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade