PUBLICIDADE

África

África do Sul: discurso presidencial cria caos no Parlamento

Parlamentares do principal partido de oposição Aliança Democrática (AD) deixaram o local

12 fev 2015 - 20h26
(atualizado às 22h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Membros do partido Lutadores pela Liberdade Econômica (LLE), em vermelho, entram em confronto com seguranças no Parlamento da África do Sul. 12/02/2015.
Membros do partido Lutadores pela Liberdade Econômica (LLE), em vermelho, entram em confronto com seguranças no Parlamento da África do Sul. 12/02/2015.
Foto: Rodger Bosch / Reuters

O Parlamento da África do Sul foi tomado pelo caos nesta quinta-feira enquanto políticos da oposição eram retirados à força depois de interromper o discurso anual do presidente, Jacob Zuma, um sinal sem precedentes de descontentamento com sua gestão.

O primeiro discurso do Estado da União do presidente desde sua reeleição em maio tinha sido anunciado como uma oportunidade para destacar as realizações do partido governista Congresso Nacional Africano (CNA) e seus planos para o próximo ano.

Mas ele teve uma recepção hostil dos parlamentares do partido Lutadores pela Liberdade Econômica (LLE), de extrema-esquerda, liderado pelo ex-líder da ala jovem do CNA Julius Malema, que começou a desafiá-lo com alegações de fraude.

Zuma mal tinha começado a falar quando os membros do LLE começaram a interrompê-lo, exigindo uma explicação do presidente sobre quando ele pagaria parte de uma reforma de segurança avaliada em 23 milhões de dólares em sua casa rural e financiada pelo Estado.

Claramente irritada, a presidente do Parlamento, Baleka Mbete, alertou vários membros do LLE a se sentar antes de pedir que fossem retirados por agentes de segurança, o que levou a uma breve briga em que várias pessoas ficaram feridas, segundo testemunhas.

"Temos visto que somos parte de um Estado policial", disse Malema, cuja camiseta foi rasgada durante o tumulto, a jornalistas depois de ser expulso do Parlamento.

Parlamentares do principal partido de oposição Aliança Democrática (AD) também deixaram o local.

Zuma, em seguida, fez seu discurso sob aplausos e gritos de apoio dos parlamentares do CNA ao destacar os avanços que a África do Sul tem feito desde o fim do regime de minoria branca duas décadas atrás.

A popularidade do presidente tem diminuído, porém, depois do que foi visto como gastos extravagantes em sua casa de campo às custas dos contribuintes e uma forte desaceleração na economia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade