PUBLICIDADE

Mundo

Afeganistão anuncia cessar-fogo com Taliban para feriado muçulmano do Eid

19 ago 2018 - 15h36
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou um cessar-fogo com insurgentes do Taliban a partir de segunda-feira para marcar o feriado muçulmano do Eid al-Adha, dias após confrontos na cidade central de Ghazni e em uma província no norte do país.

Fontes do Taliban disseram que seus líderes também haviam concordado provisoriamente em uma trégua de quatro dias durante a festividade anual islâmica, embora o líder supremo xeique Haibatullah Akhunzada ainda tenha que dar sua aprovação final.

O movimento militante informou que irá libertar centenas de prisioneiros, sem entrar em mais detalhes.

Confrontos têm aumentado na insurgência do Taliban contra o governo em Cabul e forças da coalizão da Otan, realizados após o grupo militante ser deposto do poder em uma intervenção militar liderada pelos Estados Unidos em 2001.

O anúncio de trégua aconteceu um dia após confrontos irromperem na província de Faryab, no norte do país, disse uma autoridade do Ministério do Interior.

O Taliban havia tomado controle de parte do distrito de Bulcheragh e mais de 50 membros de forças do governo estão desaparecidos, acrescentou a autoridade.

Neste mês, ao menos 150 soldados e 95 civis foram mortos em uma batalha de cinco dias pelo controle de Ghazni. Soldados afegãos apoiados por forças norte-americanas conseguiram afastar os rebeldes armados na semana passada.

Mais cedo neste domingo, a Organização das Nações Unidas informou que explosões, ataques suicidas e confrontos mataram mais de 1.600 civis nos primeiros seis meses deste ano, o número mais alto na última década. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade