PUBLICIDADE

Mundo

Acordo de Brexit teve 'amplo apoio' dos países-membros da UE

Declarações foi dada à ANSA após reunião dos 27 embaixadores

18 nov 2018 - 14h56
(atualizado às 15h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Os 27 países-membros da União Europeia deram "amplo apoio" ao texto do acordo sobre o Brexit, pronto para aprovação na próxima segunda-feira(19), disseram fontes diplomáticas europeias à ANSA neste domingo(18).

Acordo de Brexit teve 'amplo apoio' dos países-membros da UE
Acordo de Brexit teve 'amplo apoio' dos países-membros da UE
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    As declarações foram dadas após a reunião dos 27 embaixadores em Bruxelas. O único ponto do texto que ainda está aberto é aquele relacionado à eventual extensão do período de transição, que ainda é indicado como "20XX". Os embaixadores não trabalharam com cenários alternativos dependentes de eventuais desenvolvimentos políticos no Reino Unido. "Não se trabalha em um plano B, porque Bruxelas não quer criar maior insegurança e não podemos influenciar a situação em Londres", explicou uma fonte. Para a eventual extensão do período de transição, espera-se entender, juntamente com o governo de Theresa May, que, além de 31 de dezembro de 2020, os britânicos podem encontrar uma solução definitiva para a fronteira irlandesa. O nó também está ligado às taxas que o Reino Unido deve pagar ao orçamento da UE (2021-2027) se prolongar a transição. Segundo a fonte, a declaração política sobre as futuras relações bilaterais não tem modificações substanciais em seus principais elementos, embora estes permaneçam genéricos (cooperação em segurança, clima, política externa, comércio) e serão desenvolvidos posteriormente. "O texto final terá 20 páginas e será publicado na terça-feira (20)", disse.

    A UE prossegue para "completar todos os passos necessários de sua parte" para chegar à cúpula do próximo domingo com chefes de Estado e de Governo.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade