PUBLICIDADE

Mundo

Abbas diz na ONU que EUA oferecem Estado "queijo suíço" aos palestinos

11 fev 2020 - 20h25
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, discursou ao Conselho de Segurança da ONU nesta terça-feira e rejeitou a proposta de paz do presidente norte-americano, Donald Trump, para o Oriente Médio, classificando-a como um presente para Israel e inaceitável para os palestinos. 

Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. 11/2/2020. REUTERS/Yana Paskova
Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. 11/2/2020. REUTERS/Yana Paskova
Foto: Reuters

Com uma cópia do mapa que o plano dos Estados Unidos propõe para a solução de dois Estados para Israel e Palestina, Abbas afirmou que o Estado desenhado para os palestinos parecia um queijo suíço. 

Em uma derrota para os palestinos, uma resolução preliminar do Conselho de Segurança circulada pela Tunísia e Indonésia que implicitamente criticava o plano de Trump, incluindo a retenção dos assentamentos judaicos na Cisjordânia, não foi votada. 

O texto, que enfrentava um veto quase certo dos EUA, não avançou em parte por ter fracassado em angariar o apoio necessário pelos palestinos para isolar os americanos, disseram dois diplomatas. 

Um deles disse que a resolução, que os Estados Unidos queriam derrubar, conseguiu 11 ou 12 votos favoráveis no conselho de 15 membros. Um segundo diplomata afirmou que a iniciativa requereria muitas concessões para atingir o placar de 14 x 1 que os palestinos buscavam. 

Anunciado no dia 28 de janeiro, o plano de Trump reconhece a autoridade de Israel sobre os assentamentos judaicos na Cisjordânia e exige que os palestinos atendam uma série de condições para que um Estado seja formado com sua capital em uma vila ao leste de Jerusalém, na Cisjordânia. 

"Esse é o Estado que eles nos dão", disse Abbas. "É como um queijo suíço, de verdade. Quem de vocês aceitaria um Estado semelhante e com essas condições?". 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade