PUBLICIDADE

Mundo

A caminho da Flórida, furacão Dorian pode chegar à categoria 4

29 ago 2019 - 16h57
Compartilhar
Exibir comentários

O furacão Dorian deve se fortalecer e se tornar um furacão extremamente perigoso de categoria 4 no próximo domingo, ameaçando a costa atlântica na região centro-sul do Estado norte-americano da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões na quinta-feira. 

Foto de satélite do furacão Dorian perto das Ilhas Virgens norte-americanas
28/08/2019
EOSDIS/Divulgação via REUTERS
Foto de satélite do furacão Dorian perto das Ilhas Virgens norte-americanas 28/08/2019 EOSDIS/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

Fortalecido pelas águas quentes do Oceano Atlântico, o Dorian deve atingir ventos de 209 quilômetros por hora nas próximas 72 horas, segundo informou o centro de previsão do tempo com sede em Miami. 

Isso o torna uma tempestade Categoria 4, a segunda mais forte na escala Saffir- Simpson para medição de intensidade de furacões.

O centro descreve os eventos de Categoria 4 como capazes de causarem "danos catastróficos" incluindo danos severos à casas bem construídas. Em tais tempestades "A maioria das árvores se quebra ou é arrancada pela raiz e postes de energia são derrubados pela força do vento." 

O Dorian deve chegar à costa leste da Flórida na segunda-feira, antes de se arrastar para a região central do Estado na terça-feira, afirmou o centro de furacões em um alerta. 

Atualmente um furacão da Categoria 1, o Dorian se voltou para as Bahamas e para a costa da Flórida nesta quinta-feira após passar ao lado do Caribe sem causar prejuízos. O furacão deve se fortalecer e atingir as Bahamas e o sudeste dos Estados Unidos com chuva, ventos fortes, e maré ameaçadora nos próximos dias. 

O Dorian tinha ventos de 137 quilômetros por hora na manhã de quinta-feira, a 355 quilômetros norte-noroeste de San Juan, e cerca de 600 quilômetros a leste das Bahamas, segundo disse o centro de furacões. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que os habitantes da Flórida prestem atenção aos alertas oficiais. O governador Ron DeSantis declarou estado de emergência na quarta-feira e pediu que os moradores da costa leste estoquem ao menos sete dias de suprimentos de alimentos e água. 

"Parece que o furacão Dorian chegará à Flórida na noite de domingo", disse Trump no Twitter. "Esteja preparado e por favor siga as Instruções Estaduais e Federais, será um furacão muito grande, talvez um dos maiores". 

A Guarda Costeira dos Estados Unidos disse que todos os barcos de lazer no porto de Key West deveriam buscar um porto seguro antes do final de semana, e que embarcações oceânicas deveriam fazer planos para deixar o porto antes da tempestade. 

"Espera-se que o Dorian se torne um grande furacão na sexta-feira, e continue como um furacão extremamente perigoso por todo o final de semana", disse o centro de furacões. 

A tempestade pode afetar grandes centros populacionais assim como grandes destinos turísticos da Flórida. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade