PUBLICIDADE

Mundo

"A África não é nenhuma merda": imigrantes respondem a Trump

12 jan 2018 - 13h53
(atualizado às 14h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Imigrantes africanos nos Estados Unidos defenderam seus países nas redes sociais destacando sua educação, carreiras e realizações, depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, perguntou porque os EUA iriam querer receber pessoas de "países de merda".

Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca
10/01/2018 REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca 10/01/2018 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

Trump usou a expressão em referência a países africanos e ao Haiti durante uma reunião sobre imigração na Casa Branca na quinta-feira, segundo fontes, desencadeando indignação global.

"A África não é nenhuma merda, sr. Trump", escreveu Bernard Lagat, um atleta olímpico norte-americano que nasceu no Quênia.

"Eu sou uma futura médica. Eu tenho três diplomas. Eu falo três idiomas... Eu sou de um país de merda!", escreveu Nyadow Chol, uma estudante de medicina do Sudão do Sul, cujo tuíte viralizou.

"(Trump) se referiu a nós como se nós não tivéssemos muito a oferecer à sociedade norte-americana. Eu queria que o meu tuíte permitisse que outros imigrantes se pronunciassem", disse à Thomson Reuters Foundation.

Trump tem assumido um posicionamento forte contra a imigração, tentando limitar a entrada de refugiados, anular proteções para pessoas levadas para os Estados Unidos ilegalmente quando crianças e impedir a entrada no país de cidadãos de alguns países de maioria muçulmana no Oriente Médio e na África.

Algumas pessoas usaram a hashtag #IAmFromAShitholeCountry (Eu sou de um país de merda) no Facebook e no Twitter para expressar o orgulho que sentem de sua nacionalidade.

Veja também:

Vídeo registra incêndio na Trump Tower de Nova York:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade