PUBLICIDADE

#Verificamos: Vídeo furto de malas em avião não é no Brasil

Vídeo que circula nas redes sociais aponta um suposto funcionário da Gol furtando conteúdo em malas dentro de um avião

4 dez 2018 - 18h48
(atualizado às 22h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Cristina Tardáguila

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um suposto funcionário da Gol roubando malas dentro de um avião. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Foto: Agência Lupa

"Por favor, passar para muitos grupos, fazer chegar a todas as companhias aéreas, e as autoridades dos aeroportos poderem vir a saber o que seus funcionários fazem. Essa aeronave é da Gol Linhas Aéreas"

Vídeo publicado no Facebook e que até as 18h30 do dia 4 de dezembro de 2018 já tinha mais de 100 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa é real, mas não tem nada a ver com a Gol nem foi filmado no Brasil. Em 12 de outubro de 2017, Abdullah Hayee Mayeh, funcionário terceirizado do aeroporto de Phuket, na Tailândia, foi preso após ser flagrado roubando conteúdo de algumas malas dentro de um vôo da companhia australiana Jetstar.

À época, o vídeo viralizou e chegou a ser compartilhado no Whatsapp como se tivesse sido gravado no Brasil. O site Boatos.org verificou esta informação em 2017.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Veja também:

Ciclista desatento se salva por pouco de trem na Holanda:

 

Agência Lupa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade