PUBLICIDADE

#Verificamos: "professor dá aula por gosto, não salário"

24 nov 2018 - 12h26
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Agência Lupa

Cristina Tardáguila

Circula nas redes sociais uma imagem em que se lê uma frase supostamente dita pelo ex-governador da Bahia e senador eleito pelo PT, Jaques Wagner, em tom crítico aos professores. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esses dados fossem analisados. Confira a seguir o trabalho de verificação feito pela Lupa:

"Quem quiser dar aula, que faça isso por gosto e não por salário. Se quiser ganhar melhor, peça demissão e vá para o ensino privado"

Frase atribuída ao ex-governador da Bahia e senador eleito pelo PT Jaques Wagner e que aparece em imagem que viraliza no Facebook na manhã de 24 de novembro de 2018

FALSO

O boato que agora atinge o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), que ocupou o cargo entre 2007 e 2014, também já foi usado contra o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) e verificado pela Lupa anteriormente.

Na verdade, a frase mencionada na imagem que viralizada pela redes sociais teria sido dita pelo ex-governador do Ceará Cid Gomes (PDT). Em agosto de 2011, em meio a uma greve de professores estaduais, o político teria dito o seguinte: "quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado".

Questionado sobre isso em 2015 Cid Gomes afirmou que o conteúdo de sua fala havia sido "distorcido". "O que eu disse é que qualquer servidor público, seja ele vereador, governador, médico, deputado, professor, antes de qualquer coisa precisa ter vocação. É um espaço que você tem por natureza a posição de sacrifício pessoal. Claro que você tem que ter boa remuneração", declarou ao G1.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Agência Lupa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade