PUBLICIDADE

#Verificamos: Dilma não aparece em foto com Fidel Castro

Foto que circula nas redes sociais mostra Castro ao lado de mulher de óculos

12 out 2018 - 18h47
Compartilhar
Exibir comentários

Circula na internet uma foto em que Fidel Castro aparece sorrindo ao lado de uma mulher de cabelos escuros e óculos e que, segundo as redes sociais, seria a ex-presidente Dilma Rousseff. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa informação fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Foto: Agência Lupa

"Dilma e Fidel Castro (papo antigo!)"

Texto que acompanha imagem que, até as 17h do dia 12 de outubro de 2018, tinha mais de 1,2 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

A foto analisada pela Lupa é uma montagem feita a partir de registro de John Duprey para o jornal "NY Daily News", em 1959. Naquele ano, Castro foi aos Estados Unidos no mês de abril para celebrar o resultado da revolução cubana. Dilma, por sua vez, tinha 11 anos. Ela nasceu em dezembro de 1947. A reportagem não conseguiu localizar nem identificar a mulher loira presente na imagem real.

Foto: Agência Lupa

Verificação semelhante foi feita anteriormente pelo UOL Confere.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Veja também:

Como votam os brasileiros:
Agência Lupa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade