PUBLICIDADE

#Verificamos: Datena apoiou Alckmin, não Bolsonaro

Vídeo do apresentador José Luiz Datena em que ele supostamente declara apoio a Bolsonaro, na verdade, se refere a Alckmin

3 out 2018 - 17h00
Compartilhar
Exibir comentários

Circula nas redes sociais um vídeo no qual o apresentador José Luiz Datena supostamente declara apoio a Jair Bolsonaro (PSL). No vídeo, o jornalista diz que "confia" no "cara".  Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Foto: Agência Lupa

"[Bolsonaro] É um cara que eu confio mesmo. É um cara que trabalha como você, que luta como você, que erra como você e aprende com seus erros como você"

Vídeo do apresentador José Luiz Datena no qual supostamente declara apoio a Jair Bolsonaro, com mais de 34 mil compartilhamentos até as 15h do dia 3 de outubro de 2018

FALSO

Na verdade, a declaração de cerca de um minuto foi dada por Datena em apoio ao candidato Geraldo Alckmin (PSDB). O vídeo foi gravado em julho deste ano, quando Datena cogitava se lançar candidato ao Senado pelo DEM, por São Paulo. A pessoa responsável pela edição apenas retirou a primeira frase do vídeo, que diz: "Olha, eu não tenho muita coisa a falar do Geraldo, a não ser que é um baita cara honesto".

O vídeo adulterado incluiu uma falsa marca d'água do PSL, partido de Bolsonaro, e imagens de arquivo do candidato em campanha.

O próprio Datena, após ficar sabendo do vídeo editado, declarou ao portal UOL que não apoia Bolsonaro. "Eu não voto em Bolsonaro, nem em [candidato do PT, Fernando] Haddad, nem em ninguém", disse.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Veja também:

Capturado homem mais procurado da França:
Agência Lupa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade