PUBLICIDADE

"Migração requer solução europeia", reitera Merkel

16 jun 2018 - 18h46
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio a uma crise no governo, chanceler insiste na necessidade de uma resposta continental à questão dos refugiados. Ela destaca que Berlim e Paris devem adotar soluções conjuntas a desafios da UE.A chanceler federal alemã, Angela Merkel, reiterou que o problema dos refugiados demanda uma solução europeia, em meio a um debate sobre um tema que ameaça rachar o governo da Alemanha.

Chanceler alemã, Angela Merkel
Chanceler alemã, Angela Merkel
Foto: DW / Deutsche Welle

Em sua mensagem em vídeo semanal, divulgada neste sábado (16/06), a chefe de governo afirmou que o tema migração é "um desafio que também precisa de uma resposta europeia". Ela acrescentou, também, que considera essa questão "decisiva para a coesão da Europa ".

A declaração foi realizada tendo em vista a reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron, agendada para ocorrer na próxima terça-feira nos arredores de Berlim, e cuja pauta inclui o assunto.

Entretanto, a declaração também serve como um recado ao ministro alemão do Interior, Horst Seehofer, crítico feroz da postura liberal da chanceler em relação aos refugiados e que entrou nesta semana em confronto aberto com a chefe de governo.

Líder da União Social Cristã (CSU) - partido irmão da União Democrata Cristã (CDU), de Merkel -, Seehofer propõe medidas de endurecimento na política migratória, incluindo, entre outras providências, que sejam rejeitados diretamente na fronteira alemã refugiados que já tiveram refúgio negado em outro país da UE.

A proposta de rejeição de refugiados na fronteira é rejeitada por Merkel e grande parte da CDU, que exigem uma solução europeia. A CSU deu à chanceler um prazo até segunda-feira, ameaçando implementar as propostas mesmo assim.

Macron é esperado nesta terça-feira em Meseberg, nos arredores da capital alemã, onde ocorrerá uma reunião entre membros dos governo alemão e francês, destinada a encontrar posições conjuntas visando a cúpula da UE de 28 e 29 de junho. Além de Merkel e Macron, participarão do encontro os ministros da Economia, Finanças e Exterior de ambos os países, além dos responsáveis pelas pastas de Defesa e Pesquisa.

Em sua mensagem em vídeo, Merkel também falou sobre possíveis posições conjuntas a serem adotadas por Berlim e Paris em relação a políticas da UE nas áreas de defesa e segurança, assim como ideias para um maior desenvolvimento da união econômica e monetária do bloco.

MD/rtr/dpa/afp

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade