PUBLICIDADE

México pede investigação sobre uso de gás lacrimogêneo na fronteira

27 nov 2018 - 09h29
Compartilhar
Exibir comentários

Em carta aos EUA, governo mexicano questiona uso de armas não letais por autoridades americanas contra migrantes que tentavam atravessar fronteira entre ambos os países. Trump defende uso do agente químico.O Ministério das Relações Exteriores do México enviou nesta segunda-feira (26/11) uma carta diplomática ao governo dos Estados Unidos na qual pede uma investigação sobre o uso de gás lacrimogêneo contra migrantes na fronteira entre dois os países, no domingo passado.

Estima-se que ao menos 500 migrantes tenham tentado violar a fronteira entre México e EUA no domingo
Estima-se que ao menos 500 migrantes tenham tentado violar a fronteira entre México e EUA no domingo
Foto: DW / Deutsche Welle

No documento, o ministério expressou preocupação com fatos ocorridos naquele dia, quando autoridades americanas lançaram gás lacrimogêneo contra centenas de migrantes que violaram um cordão da polícia mexicana em Tijuana, com a intenção de cruzar a fronteira.

O Ministério do Exterior solicitou às autoridades americanas que realizem uma "investigação exaustiva" sobre o lançamento de "armas não letais" em direção ao território do México.

Ainda não está claro se a polícia de fronteira usou gás lacrimogêneo quando os migrantes ainda estavam em território mexicano, o que poderia caracterizar uma violação da soberania territorial do país latino-americano.

Mais de 40 migrantes foram detidos do lado americano da fronteira, e acredita-se que ninguém tenha conseguido avançar rumo ao interior da Califórnia, afirmaram autoridades dos EUA.

Na carta, o governo mexicano reiterou seu compromisso de "continuar sempre protegendo os direitos humanos e a segurança das pessoas migrantes". Ao mesmo tempo, destacou ser de interesse do país manter uma cooperação estreita com Washington para lidar com a migração.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, agradeceu a Polícia Federal de seu país pelo trabalho em Tijuana e defendeu uma "migração ordenada" dos milhares de centro-americanos que atravessam o México com destino aos EUA.

Por sua vez, o presidente americano, Donald Trump, pediu ao México, via Twitter, que envie de volta a seus países de origem os migrantes que tentam chegar ao território americano, "por avião, por ônibus, por qualquer maneira que vocês quiserem".

Trump também ameaçou fechar a fronteira permanentemente. No domingo, os EUA fecharam a passagem de fronteira de San Ysidro, no sul da Califórnia, por várias horas, para barrar as centenas que tentavam entrar nos EUA.

Em declarações à imprensa, o presidente dos EUA defendeu o uso de gás lacrimogêneo para dispersar os migrantes na fronteira e negou que o agente químico tenha sido usado contra crianças, como denunciaram organizações.

As forças de segurança tiveram que usá-lo diante da "avalanche" de pessoas que tentavam entrar nos EUA, disse. "O importante é que ninguém vai entrar no nosso país a não ser que entre legalmente", reiterou.

Após os incidentes do último domingo, o México anunciou que deportaria aqueles que tentaram atravessar ilegalmente a fronteira com os EUA em Tijuana. O Instituto Nacional de Migração afirmou nesta segunda-feira que 98 pessoas estavam sendo deportadas. Enquanto o governo mexicano diz que cerca de 500 pessoas tentaram violar a fronteira, autoridades americanas falam em mais de mil.

Após cruzarem o México numa caravana ao longo de semanas, ao menos 4.700 migrantes da América Central estão alojados num complexo esportivo de Tijuana - segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), o número chega a 7 mil migrantes.

A maioria vem de Honduras, El Salvador e Guatemala e busca refúgio nos EUA. Eles fogem da violência e da pobreza em seus países de origem. Devido ao afluxo de migrantes, o governo de Tijuana declarou crise humanitária e pediu ajuda ao governo federal.

O México vem negociando com os EUA um possível esquema para acolher os migrantes enquanto seus pedidos de refúgio são analisados nos EUA.

LPF/efe/rtr/ap

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade