PUBLICIDADE

Meta do PIB da China segue no caminho certo apesar de impacto de vírus, diz economista do governo

12 fev 2020 - 08h26
Compartilhar
Exibir comentários

A China será capaz de atingir sua meta de longo prazo de dobrar o Produto Interno Bruto e a renda este ano apesar do impacto do surto de conoravírus, disse nesta quarta-feira um economista influente de um dos principais institutos de pesquisa do governo.

Trabalhadores desinfetam escritório após surto do coronavírus em Xangai.
Trabalhadores desinfetam escritório após surto do coronavírus em Xangai.
Foto: Reuters

O surto de vírus terá apenas um impacto momentâneo na economia e a demanda se recuperará rapidamente, disse Cai Fang, vice-chefe da Academia Chinesa de Ciências Sociais, em um artigo no People's Daily, o jornal do Partido Comunista Chinês.

"Embora o impacto temporário causado pela epidemia vá reduzir levemente a taxa de crescimento e outros indicadores de desenvolvimento, isso não atrasará o cumprimento da meta de construir uma sociedade moderadamente próspera", disse Cai.

Este ano é crucial para o Partido Comunista cumprir sua meta de dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) e a renda na década até 2020.

Uma taxa de crescimento de cerca de 5,7% este ano será suficiente para atingir a meta de dobrar o PIB e a renda, disse Cai.

Analistas acreditam que o crescimento possa desacelerar acentuadamente em 2 pontos percentuais ou mais em relação a uma expansão de 6% no último trimestre, mas dizem que a atividade empresarial e dos consumidores poderá se recuperar drasticamente se o surto atingir seu pico em breve, de forma semelhante ao padrão visto na epidemia de Sars em 2003.

O governo deve usar as ferramentas de política monetária de maneira oportuna e flexível e adotar "ferramentas de política não convencionais" para sustentar a economia, disse Cai, sem dar detalhes.

O governo chinês adotou algumas medidas de estímulo, incluindo a injeção de liquidez no sistema bancário, o fornecimento de reempréstimos e apoio fiscal a algumas empresas, e mais medidas são esperadas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade