PUBLICIDADE

Merkel saúda planos de Macron para UE

28 set 2017 - 20h42
(atualizado em 29/9/2017 às 05h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Chanceler federal alemã classifica proposta de contribuição importante para o futuro do bloco e diz que deve abordar alguns dos pontos nas negociações para a formação da coalizão de governo na Alemanha.A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, saudou nesta quinta-feira (28/09) a proposta de reforma da União Europeia (UE) apresentada pelo presidente da França, Emmanuel Macron. A líder alemã disse que o plano é uma contribuição importante para o futuro do bloco.

"Há um grande nível de concordância entre Alemanha e França", destacou Merkel, em Tallinn, na Estônia, na véspera de um encontro de cúpula da União Europeia. Esse é o primeiro evento internacional da chanceler federal após as eleições em seu país.

Merkel lembrou que os detalhes sobre a proposta ainda precisam ser debatidos, mas disse que, na perspectiva alemã, questões sobre crescimento, competitividade e emprego são especialmente importantes para as reformas da UE.

Da proposta apresentada pelo francês, a chanceler destacou a harmonização de impostos para empresas e de leis de insolvência e afirmou que estes pontos serão abordados nas negociações para a formação do novo governo na Alemanha.

A chanceler disse ainda que considera "nitidamente positiva" a proposta de Macron para a ampliação da defesa comum e da política comum de migração, voltada para um processo de análise europeu de pedidos de asilo. "Ainda vejo necessidade de ação nas afinidades em termos de política externa", acrescentou.

O apoio de Merkel é vital para impulsionar a ambiciosa agenda proposta pelo líder francês na terça-feira, mas a chanceler alemã terá primeiro que formar uma coalizão de governo para só então poder se posicionar com mais clareza sobre as propostas do colega francês. Até lá, a União Europeia estará, também, em compasso de espera, assim como a própria Alemanha.

Os planos de Macron preveem um ministro das Finanças para os 19 países da zona do euro, um orçamento comum e um parlamento - independentemente da legislatura transnacional da UE, cujos 750 assentos são preenchidos por representantes dos 28 países-membros do bloco. Na reunião de cúpula em Tallinn, os líderes do bloco debaterão questões digitais nesta sexta-feira.

CN/rtr/dpa/afp

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade