PUBLICIDADE

Merkel recebe Macron em Berlim

15 mai 2017 - 14h57
Compartilhar
Exibir comentários

Presidente francês é recebido na chancelaria em Berlim, para encontro que traz o fortalecimento da UE e da zona do euro como temas principais. Alemanha como primeiro destino é tradição entre líderes franceses.A chanceler federal alemã, Angela Merkel, recebeu em Berlim na tarde desta segunda-feira (15/05) o recém-empossado presidente da França, Emmanuel Macron. Ele assumiu o cargo no domingo, e é tradição entre os líderes franceses que a primeira visita internacional seja à Alemanha.

Macron foi recebido em frente ao prédio da chancelaria alemã com honras militares e um aperto de mão da chefe de governo, que saudava o quarto presidente francês em seus 12 anos à frente da Alemanha. Os dois líderes tinham uma reunião e um jantar marcados para ainda esta noite.

Em evento nesta segunda-feira, momentos antes de receber Macron, Merkel saudou a eleição do colega francês, que chega ao Palácio do Eliseu com um programa abertamente pró-europeu.

"A Alemanha só dará certo a longo prazo se a Europa também der, e a eleição do novo presidente francês nos oferece a oportunidade de trazer dinamismo ao desenvolvimento europeu", disse ela, acrescentando que fará de tudo para colocar em prática "boas iniciativas com o novo presidente".

O político de 39 anos foi eleito presidente francês no dia 7 de maio, tornando-se o primeiro candidato independente a alcançar o cargo na França, bem como o mais jovem presidente eleito do país. Ele derrotou a candidata populista de direita Marine Le Pen com 66% dos votos, contra 34%.

Na ocasião, a chanceler federal alemã celebrou a vitória do novo colega, dizendo que ele "carrega a esperança de milhões de cidadãos franceses e também de muitos na Alemanha e em toda a Europa".

Segundo um assessor de Macron, Merkel foi "a primeira entre os líderes estrangeiros a ligar para ele, dada a importância das relações entre os dois países para a retomada do projeto europeu". "Há o desejo de trabalhar em conjunto em várias áreas, como segurança, economia e investimentos", disse.

EK/afp/ap/dpa/efe

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade