PUBLICIDADE

Merkel e Putin falam de gasoduto sob Báltico e desagrada EUA

Presidente russo e chanceler alemã reuniram-se neste sábado e trataram de vários assuntos, entre eles o gasoduto Nord Stream 2

18 ago 2018 - 15h48
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente russo, Vladimir Putin, e a chanceler alemã, Angela Merkel, reuniram-se neste sábado fora de Berlim para conversas que foram desde os conflitos na Ucrânia e Síria até o Irã e um projeto de gasoduto que atraiu a ira dos Estados Unidos.

Putin e Merkel durante encontro em Gransee, na Alemanha, neste sábado, 18
Putin e Merkel durante encontro em Gransee, na Alemanha, neste sábado, 18
Foto: Axel Schmidt / Reuters

Ao lado de Putin, Merkel disse que os dois países, mas especialmente a Rússia como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, tinham a responsabilidade de resolver esses problemas.

Ela disse que planejava levantar questões de direitos humanos com Putin, e discutir as relações bilaterais, tensas desde a anexação da Rússia da região da Crimeia da Ucrânia em 2014.

"Eu sou da opinião de que questões controversas só podem ser abordadas no diálogo e através do diálogo", disse ela.

Ambos os líderes levantaram preocupações sobre a Síria e a situação dos muitos refugiados criados pela guerra de sete anos.

Merkel disse que é importante evitar uma crise humanitária em Idlib, na Síria e na região vizinha, e disse que ela e Putin já discutiram a questão das reformas constitucionais e possíveis eleições quando se conheceram em Sochi, em maio.

Putin disse aos repórteres que tudo deve ser feito para ajudar os refugiados sírios a retornarem ao país e que a Síria precisa de ajuda para reconstruí-los. Os dois líderes não responderam a perguntas.

Sobre a Ucrânia, Merkel disse que espera que sejam feitos novos esforços no início do novo ano letivo para separar as forças militares ucranianas e os separatistas na linha de frente na região de Donbass.

No planejado gasoduto Nord Stream 2 para transportar gás russo sob o Báltico para a Alemanha, Merkel disse que a Ucrânia deveria continuar a ter um papel no trânsito de gás para a Europa e saudou o início das discussões entre a União Européia, Ucrânia e Rússia sobre o assunto.

Putin disse a repórteres que tal movimento faz sentido a partir de uma perspectiva de negócios.

"Eu gostaria de enfatizar que o principal é que o trânsito ucraniano, tradicional para nós, atende às demandas econômicas", disse ele. "O Nord Stream 2 é exclusivamente um projeto econômico".

Os Estados Unidos estão pressionando a Alemanha para interromper o trabalho no oleoduto, argumentando que isso aumentará a dependência da Alemanha em relação à Rússia em termos de energia.

Putin chegou à Alemanha no sábado depois de uma parada em um vinhedo austríaco para participar do casamento do ministro das Relações Exteriores, Karin Kneissl, com o empresário Wolfgang Meilinger.

Veja também:

Donald Trump vira alvo de sátira em carnaval na Alemanha:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade