PUBLICIDADE

Mercado imobiliário de luxo cresce 20% no Brasil

O mercado de imóveis de luxo vem se expandindo bastante no Brasil

26 jul 2018 - 10h59
(atualizado em 29/7/2018 às 23h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O mercado imobiliário de luxo vem crescendo bastante no Brasil, segundo a Exame a procura por imóveis avaliados em mais de R$ 1,5 milhão continua a aumentar. Um dos poucos setores que não foi atingido pela crise, cresceu 20%, segundo o Sindicato da Habitação do estado de São Paulo. As imobiliárias que decidem desbravá-lo precisam criar novas estratégias e se adaptar para atender o perfil do comprador de imóveis de luxo.

Foto: google / DINO

Vale lembrar, no entanto, que esse tipo de propriedade tem um público razoavelmente limitado e que os valores de uma eventual transação não podem ser considerados baixos. Assim, o profissional que deseja negociar com um cliente de alto padrão precisa, antes de mais nada, compreender perfeitamente qual é a realidade do setor, bem como quais são as expectativas desses consumidores exigentes.

Pessoas que compram no mercado de imóveis de luxo estão dispostas a pagar mais, desde que recebam benefícios em troca. Aí entra a exclusividade. O corretor estratégico precisa usar essa arma para atrair clientes e fechar mais negócios. Para tanto, destaque os itens únicos do projeto, ainda que outros empreendimentos ofereçam benefícios similares. O corretor deve ressaltar os diferenciais que a casa ou o apartamento tem a oferecer e deixar claro que são poucas as unidades ainda disponíveis.

Outra boa estratégia de marketing para o mercado de luxo é destacar o valor agregado que esses imóveis podem oferecer. As facilidades que essas propriedades proporcionam devem ser ressaltadas nas estratégias de merchandising. Um bom acabamento, por exemplo, é uma característica muito admirada por compradores de classe A uma vez que materiais de primeira linha são pouco frequentes em unidades com menos atributos. É bom enalteça também a existência de áreas de lazer, salas de ginástica, espaços gourmet e outros benefícios que o imóvel traz.

Características de imóveis de luxo:

- Localização

O primeiro diferencial de uma residência de alto padrão é a sua localização. Sendo assim, o endereço do imóvel precisa ser reconhecido como nobre. Geralmente, um lugar desse porte tem outros condomínios, casas ou prédios de luxo.

Outro fator que valoriza o metro quadrado de uma moradia é a proximidade com um bom centro comercial, parques com uma agradável área de lazer ou lugares turísticos. Além disso, o bairro precisa ter boa infraestrutura de transporte, saneamento básico e conservação de ruas e calçadas.

- Área de lazer

A área de lazer para os moradores é outro quesito que revela quando uma moradia é de alto padrão. No passado, as áreas de lazer contavam com piscinas aquecidas e campos para a prática de esportes. Porém, esse cenário mudou. Além das regalias já citadas, as áreas livres dos modernos imóveis de luxo têm:

  • Academia;
  • spa;
  • Cinema;
  • Espaço gourmet;
  • Locais para a prática de pilates;

Alguns condomínios de luxo foram além, suas áreas de lazer incluem uma marina onde os moradores podem estacionar as suas embarcações e contar com vários serviços de limpeza e manutenção.

Além de um supermercado, heliporto, bistrô e até um lugar para a prática de boliche, quadras esportivas,  entre outros.

- Tecnologia

No atual mundo digital, é impossível pensar em uma casa de luxo que não tenha vários recursos da tecnologia para facilitar a vida do seu morador. Um exemplo são os elevadores biométricos que permitem apenas o acesso de pessoas autorizadas nas unidades do condomínio.

Além disso, as moradias contam com:

  • Pisos aquecidos;
  • Iluminação solar;
  • Lareiras com acendimento automático;
  • Luzes reguladas de acordo com a iluminação do dia;
  • Sistema de aquecimento e refrigeração controlado por meio de um dispositivo eletrônico;
  • Persianas que abrem sozinhas;
  • Banheiras que se enchem com água na temperatura ideal.

- Arquitetura

Possuir um imóvel projetado por um renomado arquiteto é um privilégio dos compradores de uma moradia de alto padrão. Com a ajuda desses profissionais, o morador consegue colocar a sua identidade na residência.

Alguns donos desses imóveis que gostam de receber amigos e parentes conseguem criar um espaço gourmet muito aconchegante. Outros curtem assistir a um bom filme e idealizam um home theather com a ajuda desses especialistas.

Até mesmo o tipo de material que será usado na construção, na iluminação e na ventilação dos ambientes pode ser customizado por um arquiteto.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade