PUBLICIDADE

Mercado financeiro: investimento sobe e profissionais da área ajudam iniciantes

Os agentes autônomos de investimento (AAI) têm grande contribuição para o crescimento, com segurança, do mercado financeiro

18 jun 2021 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários

Muitas foram as frentes de trabalho que sentiram os impactos resultantes da crise trazida com o novo Coronavírus. A soma da pandemia a outros fatores econômicos e políticos já existentes fez com que muitos trabalhadores autônomos se vissem à deriva, nos setores de turismo, comércio e cultura, por exemplo. Muitas pessoas tiveram que recorrer ao auxílio disponibilizado pelo Governo Federal e a editais de incentivo à cultura como fonte de subsistência. No entanto, alguns nichos profissionais e de mercado, apesar do impacto, tiveram um crescimento de procura e de economia, como é o caso do setor imobiliário, do e-commerce e também, contrariando muitas estatísticas previstas para 2020 e 2021, o setor dos investimentos na bolsa de valores e no mercado de ações.

Foto: DINO / DINO

De acordo com um estudo realizado pela operadora da Bolsa de Valores B3 S.A., o número de investidores praticamente dobrou nos últimos dois anos, passando de 1,6 milhão em novembro de 2019 para o número de 3,17 milhões em comparação ao mesmo mês no ano de 2020. Ainda, segundo o mecanismo de pesquisa de buscas Google Trends, o número de resultados para buscas por investimentos na Bolsa teve seu auge em janeiro de 2021. Ou seja, essa é uma área que tem despertado interesse de grande parte da população que passou a olhar o mercado como uma possibilidade de renda em meio às adversidades. 

Levando tal crescimento em consideração, há de se pontuar também o crescimento dos profissionais que atuam nesse mercado. Com conhecimento e experiência no mercado de investimentos, os agentes autônomos de investimento auxiliam pessoas que querem explorar as possibilidades do setor. De acordo com o CNN Money, os "financial advisors", ou consultores financeiros, em português, são considerados atuantes de um dos setores que mais crescem nos EUA, com renda que varia de US$ 90.00,00 até US$ 1 milhão dependendo da área de atuação e perfil de clientes. 

Segundo o site InfoMoney, muito do crescimento do número de investidores se dá pela possibilidade de ajuda por parte dos AAI (agentes autônomos de investimento), que também cresceram em quantidade nos últimos anos. Ainda, segundo o mesmo site, o número de agentes cresceu 117% em relação ao ano passado, atingindo o total de aproximadamente 14.400 profissionais em abril deste ano. 

Os AAI são credenciados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e atuam nas seguintes áreas:

Prospecção de clientes para instituições financeiras;

Recebimento e registro de ordem de investidores;

Prestação de informações a clientes;

Entre outros serviços que auxiliam futuros investidores a escolher os melhores tipos de investimentos. 

Segundo Vitor Mendonça Prado, advogado e especialista em investimentos, "é muito importante que o AAI haja com transparência e cuidado na hora de passar um ponto de vista para um cliente. Afinal, não é papel do agente investir para o cliente, mas, sim, explicar quais os melhores caminhos no ramo dos produtos financeiros, beneficiando ambos os lados e fazendo com que a economia progrida". Vitor ainda ressalta que a boa-fé nas relações entre agente e cliente proporciona lucro dos dois lados, afinal, é através do sucesso do investimento que a remuneração para o corretor é feita pela corretora. 

O crescimento do mercado financeiro muito se deve aos profissionais que trabalham no setor das maneiras mais diversas possíveis. Se antes o acesso a informações sobre o setor era de privilégio de poucos, com a internet e a democratização do conhecimento, muitas pessoas mais leigas podem se aventurar no mercado financeiro sem correr grandes riscos por conta dessa relação de confiança através dos agentes autônomos de investimento. 

Para mais informações, basta acessar: www.mendoncaprado.com, www.globalinvestorsclub.com ou entrar em contato pelo e-mail: mpa@mendoncaprado.com ou contato@globalinvestorsclub.com

Website: http://www.mendoncaprado.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade