PUBLICIDADE

Medidas visam ampliar eficiência contra corrupção

Permitir o arquivamento dos casos penais cuja investigação tem pouca possibilidade de sucesso está entre alternativas

23 set 2018 - 22h14
Compartilhar
Exibir comentários

Policiais, advogados, cientistas políticos e procuradores defendem novas medidas para aumentar a eficiência no combate à corrupção. Entre elas está permitir o arquivamento dos casos penais cuja investigação tem pouca possibilidade de sucesso.

"No Brasil, há a obrigatoriedade de que todo crime deve ser investigado até o fim. Na prática, isso é impossível. Todos os países caminham para mitigar essa obrigatoriedade, estabelecendo parâmetros para isso. Se a persecução penal não tem eficiência, não se deve gastar tempo e dinheiro com ela. Deve-se pôr seus recursos naquilo que é mais importante", diz o procurador da República Andrey Borges de Mendonça.

PF investiga atuação de organização criminosa no Ministério do Trabalho na Operação Registro Espúrio
PF investiga atuação de organização criminosa no Ministério do Trabalho na Operação Registro Espúrio
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Estadão

Setenta dessas medidas foram reunidas no livro Novas Medidas Contra a Corrupção. Elas visam preencher lacunas como punir a corrupção privada e promover mudanças na legislação dos partidos políticos para garantir transparência, democracia nos partidos e responsabilização dos dirigentes, submetendo os partidos políticos aos mecanismos de controle previstos na lei de Lavagem, como identificar e registrar os doadores e comunicar operações suspeitas à autoridade. Para o cientista político Marcelo Issa, do Movimento Transparência Partidária, é preciso dar um "choque de transparência nos partidos".

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade