PUBLICIDADE

Manifestantes ocupam sede da Vale em Brumadinho

Grupo pede regularização do fornecimento de água e extensão do prazo do pagamento do auxílio emergencial para 100 mil pessoas

22 out 2020 - 11h03
(atualizado às 11h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 150 pessoas integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocuparam nesta quinta-feira, 22, a sede administrativa da mineradora Vale em Brumadinho (MG), reivindicando a regularização do fornecimento de água para as comunidades e a extensão do prazo do pagamento do auxílio emergencial para cerca de 100 mil pessoas.

04/02/2019. REUTERS/Washington Alves
04/02/2019. REUTERS/Washington Alves
Foto: Reuters

Segundo um representante do movimento, os manifestantes estão do lado de dentro da portaria da sede nesta manhã, enquanto a polícia está no local. O protesto é pacífico, segundo as informações preliminares.

Os manifestantes dizem que, com o desastre ocorrido em 2019, a oferta de água na região ficou poluída, e a Vale se comprometeu a garantir o abastecimento.

Segundo um representante do MAB, a Vale vem falhando com a distribuição de água. Também está na pauta dos manifestantes a prorrogação do auxílio emergencial até a reparação integral dos danos causados pelo desastre.

Os manifestantes, segundo a assessoria de imprensa do MAB disse à Reuters por telefone, estão recebendo no momento metade do salário mínimo prometido inicialmente para cada atingido, e afirmam que a Vale teria proposto redução no auxílio para 25% do total acordado, com pagamentos sendo encerrados em abril de 2021.

A manifestação está sendo realizada às vésperas de uma audiência de conciliação no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na sexta-feira, que deverá debater os temas.

Segundo o MAB, as pessoas que recebem o auxílio emergencial são pessoas de baixa renda, ribeirinhos e comunidades integrantes da Bacia do Rio Paraopeba, atingida pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração.

Com a poluição do rio, dizem os manifestantes, a maioria das pessoas atingidas perdeu a fonte de renda e não pode nem mesmo realizar agricultura na região.

Procurada, a Vale não comentou a informação imediatamente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade