PUBLICIDADE

Mais de mil pessoas estão desaparecidas após furacão nos EUA

Equipes formadas por centenas de voluntários estão buscando pessoas que perderam contato com amigos e familiares

17 out 2018 - 08h34
(atualizado às 09h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de mil pessoas continuam desaparecidas nesta quarta-feira (17), uma semana depois de o furacão Michael ter arrasado comunidades da Flórida e matado ao menos 27 pessoas nos Estados Unidos.

Danos provocados pelo furacão Michael em México Beach, na Flórida 16/10/2018 REUTERS/Terray Sylvester
Danos provocados pelo furacão Michael em México Beach, na Flórida 16/10/2018 REUTERS/Terray Sylvester
Foto: Reuters

Equipes formadas por centenas de voluntários da CrowdSource Rescue, organização sediada em Houston, estão buscando mais de 1.135 pessoas da Flórida que perderam contato com amigos e familiares, disse o cofundador da entidade, Matthew Marchetti.

A maioria dos desaparecidos é de Panama City. Muitos são idosos, deficientes, pobres ou moravam sozinhos, detalhou Marchetti. Segundo autoridades da Flórida, essas pessoas podem estar com amigos e familiares, portanto não se supõe que estejam necessariamente mortas.

Destroços, árvores e linhas de energia caídas vêm dificultando o acesso a pessoas isoladas, mas a CrowdSource disse que vários de seus relatos sobre pessoas desaparecidas resultaram da interrupção generalizada dos serviços de telefonia e eletricidade.

O saldo de mortes inclui 17 na Flórida, uma na Geórgia, três na Carolina do Norte e seis na Virgínia, de acordo com uma soma de relatórios oficiais feita pela Reuters. Autoridades disseram que legistas estão determinando se quatro outras mortes na Flórida foram causadas pela tempestade.

O furacão

O furcão Michael se abateu sobre o litoral noroeste da Flórida na quarta-feira passada com ventos contínuos de 250 quilômetros por hora. O avanço da água do mar foi tamanho que demoliu casas.

Cerca de 35 mil moradores da Flórida ligaram para a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema) pedindo ajuda. Desde então, a agência já aprovou um milhão de dólares de assistência a pessoas dos 12 condados em questão, disse o porta-voz Ruben Brown em Tallahassee.

A Fema distribuiu cerca de 4,5 milhões de refeições, mais de 5 milhões de litros de água e 9 milhões de conjuntos para crianças pequenas e de colo, informou ele.

Em Mexico Beach, que foi atingida diretamente, o número de desaparecidos diminuiu para três na terça-feira, disse Rex Putnal, um conselheiro municipal - um dia antes eles passavam de 30. A cidade de 1.200 habitantes havia relatado duas fatalidades na segunda-feira.

Quase 163 mil lares e negócios continuam sem energia no sudeste dos Estados Unidos. Os moradores de cidades costeiras vitimadas são obrigados a cozinhar em fogueiras e grelhas de churrasco.

Veja também

As mães que estão dando seus filhos porque não conseguem alimentá-los na Venezuela:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade