PUBLICIDADE

Maioria dos eleitores prevê vitória de Bolsonaro, diz Ibope

Para 38% dos entrevistados na pesquisa, candidato do PSL será eleito no pleito deste ano; cenário exclui ex-presidente Lula

6 set 2018 - 15h27
(atualizado às 16h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A pesquisa do Ibope para candidatos a presidente, divulgada nesta quarta-feira (6), trouxe outros números além das intenções de voto dos eleitores. O instituto também perguntou quem os entrevistados acreditam que será eleito, independentemente de rejeição ou aprovação. Para 38%, o novo presidente a partir de 1º de janeiro de 2019 será Jair Bolsonaro, do PSL.

Bolsonaro lidera pesquisas de intenção de voto sem ex-presidente Lula
Bolsonaro lidera pesquisas de intenção de voto sem ex-presidente Lula
Foto: Walterson Rosa/FRAMEPHOTO / Estadão

Em seguida, aparecem Geraldo Alckmin (PSDB), com 10%, e Fernando Haddad (PT) - atual vice da chapa de Lula e provável substituto do ex-presidente na corrida eleitoral -, com 9%. Para 8% dos entrevistados, Ciro Gomes (PDT) será o próximo presidente. Outros 7% acreditam que Marina Silva (Rede) é a favorita. Depois deles, Alvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) aparecem com 1%.

Assim como na pesquisa principal de intenção de votos, o levantamento excluiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Ibope retirou Lula da pesquisa depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou sua candidatura no último sábado (1º). O ex-presidente está recorrendo da decisão no Superior Tribunal Federal (STF).

Na pesquisa anterior, realizada no dia 20 de agosto, tendo Lula como opção, o ex-presidente era o mais cotado a vencer as eleições. Na época, 30% dos eleitores entrevistados acreditavam que Lula voltaria ao Planalto.

Neste levantamento, Bolsonaro aparecia na cola do ex-presidente, com 27%. Alckmin (6%), Ciro Gomes (3%) e Marina (2%) tinham bem menos chances de vitória de acordo com os entrevistados.

Confira aqui a pesquisa completa do Ibope

Veja também

Top News: Dólar pode ir a R$ 5 no fim do ano com eleição do PT, diz economista:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade