PUBLICIDADE

Maiores receitas com mesa de negociações elevam lucro do BTG Pactual no 3º tri

8 nov 2017 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

O BTG Pactual teve alta no lucro recorrente do terceiro trimestre, apoiado em maiores receitas da mesa de negociações, de acordo com dados divulgado pelo banco na noite de terça-feira.

O lucro líquido ajustado do banco somou 758,6 milhões de reais no período, aumento de 26 por cento na comparação sequencial e de 6 por cento sobre um ano antes.

O lucro líquido, afetado por uma série de eventos não recorrentes, somou 501 milhões de reais, praticamente estável ante o trimestre anterior, mas uma queda de 30 por cento se comparado com os 717 milhões de reais do terceiro quarto de 2016.

De julho a setembro, as receitas do grupo deram um salto de 93 por cento na comparação com o trimestre imediatamente anterior, para 1,645 bilhão de reais. Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, contudo, o crescimento das receitas foi de apenas 4 por cento. Excluindo os efeitos do BSI e da ECTP, as receitas teriam caído 15 por cento.

As receitas de investment banking caíram 54 por cento ano a ano, para 50,7 milhões de reais, refletindo receitas mais fracas de assessoria financeira. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, as receitas de investment banking subiram 163 por cento.

Já as receitas de empréstimos tiveram redução de 16 por cento na comparação com o mesmo trimestre de 2016, para 183,4 milhões de reais, devido à maior provisão para prejuízos com créditos. Na comparação sequencial, a queda foi de 37 por cento.

Em contrapartida, as receitas da mesa de negociações (Sales and Trading) dispararam para 958,2 milhões de reais, comparadas a 472,6 milhões de reais um ano antes, devido ao desempenho mais forte das mesas de energia e de juros.

Alem disso, as receitas de gestão de riquezas do BTG Pactual isoladamente aumentaram 35 por cento, para 94 milhões de reais, também no comparativo anual, refletindo o aumento no volume sob gestão.

As receitas oriundas dos investimentos proprietários do BTG Pactual tiveram forte queda, passando de 367 milhões de reais no terceiro trimestre do ano passado para 22,6 milhões de reais neste ano. E as receitas de juros diminuíram 66 por cento, principalmente devido a o recuo na taxa de juros média.

Em outra frente, as despesas operacionais cresceram 42 por cento na base sequencial, para 705,2 milhões de reais, e recuaram 18 por cento na comparação anual, principalmente devido à maior provisão de bônus, em linha com maiores receitas.

O BTG Pactual também anunciou na terça-feira que iniciou planos para desinvestimento na joint venture Petrobras Oil & Gas, na qual é sócia com a Petrobras.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade