Lula fala em 'apocalipse climático' e alerta líderes sobre urgência de transição energética
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou um ultimato às lideranças mundiais nesta sexta-feira (7) durante uma sessão temática da COP30 em Belém (PA). Lula afirmou que é imperativo decidir se o século 21 será "o século da catástrofe climática ou como o momento da reconstrução inteligente", conclamando os negociadores a buscarem um entendimento robusto.
No mesmo discurso, o presidente criticou veementemente a escalada de conflitos globais, como a guerra na Ucrânia, que, segundo ele, reverteram esforços de redução de emissões de gases de efeito estufa. "Gastar com armas o dobro do que destinamos à ação climática é pavimentar o caminho para o apocalipse climático", declarou, traçando um paralelo sombrio entre os investimentos militares e a inação ambiental.
Lula alerta para dependência dos combustíveis fósseis
O presidente do Brasil defendeu a urgência de um "mapa do caminho claro para acabar com essa dependência dos combustíveis fósseis", ressaltando que "a Terra não comporta mais o modelo de desenvolvimento baseado no uso intensivo de combustíveis fósseis que vigorou nos últimos 200 anos".
Além disso, confirmou que o Brasil criará um fundo com recursos da extração de combustíveis fósseis para financiar sua transição energética e promover justiça climática, reiterando que "direcionar parte dos lucros com a exploração de petróleo para transição energética permanece um caminho válido para os países em desenvolvimento."
"Um processo justo, ordenado e equitativo de afastamento dos combustíveis fósseis demanda o acesso a tecnologias e financiamento para os países do Sul Global", declarou.
Por fim, o petista concluiu lembrando que "as decisões que tomarmos com relação ao setor energético definirão nosso sucesso ou nosso fracasso na batalha contra a mudança do clima".
Presidente Lula discursa na Plenária Geral dos Líderes da Cúpula do Clima de Belém https://t.co/JtkQK4WjZ6
— Lula (@LulaOficial) November 7, 2025