PUBLICIDADE

Johnson diz a Alemanha e França: façam um acordo para o Brexit

19 ago 2019 - 11h50
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu à França e à Alemanha nesta segunda-feira que mudem de posição a respeito da separação britânica da União Europeia e negociem um novo acordo de saída para seu país, reiterando que está pronto para romper com o bloco sem um acordo se isso não acontecer.

Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, durante reunião com profissionais de saúde em Truro, na Inglaterra
19/08/2019 REUTERS/Peter Nicholls/Pool
Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, durante reunião com profissionais de saúde em Truro, na Inglaterra 19/08/2019 REUTERS/Peter Nicholls/Pool
Foto: Reuters

Como deve deixar a UE no dia 31 de outubro, o Reino Unido tem menos de 74 dias para resolver uma crise de três anos que está lançando a nação contra o bloco e o Parlamento contra o Executivo.

"Estaremos prontos para sair em 31 de outubro - com ou sem acordo", disse Johnson aos repórteres em Truro, no sudoeste da Inglaterra.

"Nossos amigos e parceiros do outro lado do canal estão mostrando um pouco de relutância em mudar suas posições - sem problema, tenho fé de que mudarão", disse.

Indagado especificamente sobre reuniões marcadas para esta semana com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, ele respondeu: "Espero que eles considerem adequado fazer concessões".

Johnson tomou posse no mês passado, depois que sua antecessora, Theresa May, fracassou três vezes na tentativa de obter aprovação parlamentar ao acordo de retirada que negociou com a UE.

Ele insiste que o Reino Unido sairá com ou sem um acordo de transição no dia 31 de outubro, mas a maioria do Parlamento já tentou evitar um chamado Brexit sem acordo.

Os apelos do premiê para o bloco renegociar o pacto vêm sendo rejeitados pelos negociadores europeus.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade