PUBLICIDADE

Ivanka Trump utilizou e-mail privado para assuntos da Casa Branca

20 nov 2018 - 08h11
Compartilhar
Exibir comentários

Filha e assessora de Donald Trump enviou dezenas de mensagens relacionadas ao governo a partir de seu e-mail pessoal. Advogado assegura que correspondência não continha informações confidenciais.Ivanka Trump, filha e assessora do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou uma conta pessoal de e-mail para discutir assuntos oficiais da Casa Branca, noticiou nesta segunda-feira (19/11) o jornal americano Washington Post.

Segundo advogado, Ivanka usou e-mail pessoal para questões de logística e compromissos familiares
Segundo advogado, Ivanka usou e-mail pessoal para questões de logística e compromissos familiares
Foto: DW / Deutsche Welle

O incidente é parecido com o que envolveu a ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton, cujo uso do e-mail pessoal desencadeou uma investigação do FBI e duras críticas de Trump durante a campanha eleitoral de 2016. O atual presidente chegou a pedir a prisão para a então candidata democrata.

O Washington Post, que citou fontes familiarizadas com uma análise interna da Casa Branca sobre a correspondência, revelou que Ivanka enviou centenas de mensagens a funcionários, assessores e assistentes. Muitas delas teriam violado protocolos do governo americano.

O jornal também citou um advogado de Ivanka, que admitiu o uso parcial da conta pessoal pela filha de Trump e ressaltou que isso ocorreu antes de ela ter sido informada sobre as regras de manuseio de correspondência eletrônica.

O advogado assegurou também que nenhuma dessas mensagens continha informações confidenciais, ao contrário do ocorrido com Hillary Clinton. Ivanka teria usado sua conta pessoal de e-mail para questões de logística e agendamento de compromissos familiares.

"Durante sua transição ao governo, depois de receber uma conta oficial, mas antes que a Casa Branca lhe repassasse as mesmas diretrizes que aos outros que começaram antes que ela, Ivanka às vezes utilizou sua conta pessoal, quase sempre para assuntos logísticos e de agenda relacionada à família", disse.

De acordo com a análise interna da Casa Branca, Ivanka utilizou sua conta pessoal para tratar assuntos oficiais menos de cem vezes, muitas delas em resposta a funcionários que escreveram a esse endereço de e-mail privado.

PV/efe/dpa/ap

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade