PUBLICIDADE

Itália enfrenta UE por conta de imigrantes deixados em barco de resgate

24 ago 2018 - 18h37
Compartilhar
Exibir comentários

O governo populista da Itália informou nesta sexta-feira que irá cortar fundos para a União Europeia a não ser que outros países recebam imigrantes que estão em um porto italiano, gerando uma resposta de Bruxelas contra o que considerou "ameaças" inaceitáveis.

Primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte
29/06/2018
REUTERS/Francois Walschaerts
Primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte 29/06/2018 REUTERS/Francois Walschaerts
Foto: Reuters

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, disse que diplomatas dos países da UE que se encontraram em Bruxelas nesta sexta-feira não chegaram a um acordo para dividir os 150 imigrantes a bordo do Diciotti, um navio da guarda-costeira italiana aportado em Catania desde segunda-feira.

    A Itália irá "agir de acordo", ele disse em publicação no Facebook, destacando que a UE havia fracassado em ser fiel aos seus princípios de "solidariedade e responsabilidade" e que há um abismo "entre palavras e ações" que é colorido por "hipocrisia".

    Mais de 650 mil pessoas chegaram às costas italianas desde 2014 e a Itália começou a adotar uma rígida postura anti-imigração, dizendo que não irá deixar mais navios de resgate aportarem a não ser que outros países da UE aceitem receber as pessoas.

O ministro do Interior, Matteo Salvini, que comanda o partido anti-imigração Liga, insistiu que pessoas não terão permissão de desembarcar até que outros países da UE as aceitem --gerando uma investigação criminal sobre se imigrantes estão sendo detidos contra vontade.

Salvini parecia ter feito certas concessões em uma entrevista a uma rádio nesta sexta-feira, sugerindo que poderia deixar imigrantes desembarcarem do Diciotti assim que for apurado quem são os "verdadeiros refugiados".

"Estou considerando a possibilidade de realizar procedimentos de identificação e reconhecimento para identificar verdadeiros refugiados, que são a minoria, dos refugiados falsos antes de desembarcarem", disse à emissora estatal Rai.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade