7E o Brasil?

O Brasil tem dois supercomputadores entre os 500 mais poderosos do mundo. De acordo com a lista organizada pelo site Top500 divulgada em novembro, os brasileiros ficaram em 29° lugar com o Tupã, do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), e em 115º posição com o Galileu, do Núcleo de Atendimento em Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Tupã chegou no fim do ano passado ao CPTEC, a um custo de R$ 50 milhões. Capaz de 258 trilhões de cálculos por segundo, o Tupã está entre os mais poderosos supercomputadores do mundo para previsão de tempo e estudos sobre as mudanças climáticas

Já o Galileu é usado principalmente no apoio a pesquisas inovadoras na área de petróleo e gás. Sua performance média é de “modestos” 64 teraflops (0,064 petaflops) e roda Linux - como o RoadRunner, o Jaguar e as duas máquinas chinesas. Em 2009, chegou a figurar entre os 100 supercomputadores mais potentes do mundo, e já foi a máquina mais poderosa da América Latina.

O supercomputador Tupa, do CPTEC, é o 29º mais rápido do mundo
foto: CPTEC/INPE/Divulgação