Conheça criaturas bizarras descobertas pela ciência

Novas espécies

Mas nem todas as criaturas bizarras foram desmascaradas e descritas como indivíduos disformes de espécies já conhecidas ou existentes apenas na imaginação popular. Animais que pareciam pertencentes à ficção acabaram sendo descobertos como reais e hoje em dia são amplamente estudados e não há mais mistério sobre eles.

Segundo um artigo da revista Scientific American, animais como o dragão de Komodo (1912), o gorila das montanhas (1847), o bonobo - ou chimpanzé pigmeu (1929) -, o raríssimo tubarão de boca grande (1976), entre outros, foram descobertos a partir de anedotas, lendas locais e, pelo trabalho de cientistas, se tornaram conhecidos. Um caso interessante é o do panda gigante, que já era conhecido na China, mas foi "descoberto" e apresentado ao resto do mundo em 1869.

Outro exemplo que ganhou destaque é o okapi, um parente da girafa. Quem acreditaria que existe um animal que parece ter pernas de zebra, dorso de cavalo, cabeça e pescoço de girafa (apesar de menos exagerado que o da "prima")?! O trabalho de pesquisadores em 1901 levou a descobrir que esse animal realmente existia.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Continua »