PUBLICIDADE

Índia e Paquistão acertam fim de combate na fronteira em comunicado conjunto raro

25 fev 2021 - 09h36
Compartilhar
Exibir comentários

Os militares da Índia e do Paquistão disseram nesta quinta-feira, em comunicado conjunto raro, que concordaram em observar um cessar-fogo ao longo da fronteira disputada da Caxemira, onde trocaram tiros centenas de vezes nos últimos meses.

Soldados indianos patrulham área da Linha de Controle na Caxemira, região de fronteira com o Paquistão
08/08/2013 REUTERS/Mukesh Gupta
Soldados indianos patrulham área da Linha de Controle na Caxemira, região de fronteira com o Paquistão 08/08/2013 REUTERS/Mukesh Gupta
Foto: Reuters

Os vizinhos detentores de armas nucleares assinaram um acordo de cessar-fogo na Linha de Controle (LoC) na região da Caxemira em 2003, mas a trégua se fragilizou em anos recentes, e é crescente o número de baixas entre moradores de vilarejos que vivem perto da fronteira de fato.

"Os dois lados concordaram com a observância rígida de todos os acordos, entendimentos e cessação de fogo ao longo da Linha de Controle e todos os outros setores a partir da meia-noite de 24/25 de fevereiro de 2021", disse o comunicado conjunto.

A retomada da trégua foi acertada pelos diretores-gerais de operações militares dos dois Exércitos.

"No interesse de se alcançar uma paz mutuamente benéfica e sustentável ao longo das fronteiras, os dois DGsMO concordaram em abordar os problemas e preocupações centrais um do outro, que têm propensão para perturbar a paz e levar à violência", ainda disse o comunicado.

Houve um aumento considerável de violações do cessar-fogo a partir de 2014, o que causou quase 300 fatalidades civis, disse uma fonte dos militares do Paquistão.

"Neste ano, só em dois meses, houve 253 violações do cessar-fogo, nas quais oito civis ficaram feridos", disse a fonte.

Desde o início do ano, a Índia contou 591 violações do Paquistão.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade