PUBLICIDADE

Impor sanções à Rússia agora por Ucrânia prejudicaria poder de dissuasão, diz Blinken, dos EUA

23 jan 2022 - 13h29
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, rebateu neste domingo a ideia de impor sanções econômicas sobre a Rússia neste momento, dizendo que fazê-lo prejudicaria a habilidade do Ocidente de impedir uma possível agressão da Rússia contra a Ucrânia.

O acúmulo de tropas russas na fronteira com a Ucrânia deixou o Ocidente preocupado com uma possível invasão. Se a Rússia invadir, o Ocidente ameaçou com sanções que teriam efeitos econômicos profundos. Moscou neta ter planos de invadir.

"O propósito dessas sanções é impedir uma agressão russa. E, portanto, se elas forem impostas agora, você perde esse efeito de dissuasão", disse Blinken em entrevista ao programa "State of the Union" da emissora CNN.

Blinken afirmou que a entrada de mais uma força russa à Ucrânia de maneira agressiva geraria uma resposta significativa.

Questionado se os EUA estavam com as mãos atadas em relação à Ucrânia porque precisam do apoio da Rússia em negociações separadas para conter o programa nuclear do Irã, Blinken, no "Face the Nation", da emissora CBS, respondeu: "Nem um pouco".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade