PUBLICIDADE

Impactos psicológicos na pele

16 jun 2020 - 15h51
Compartilhar
Exibir comentários

A correria do dia a dia, estresses diários, e até mesmo, devido a Pandemia, aumentam os casos de ansiedade, que para a surpresa da grande maioria, impacta diretamente na Pele. A pele é bastante afetada por estas reações fisiológicas, que podem acarretar diversos problemas, como surto de acne, sensibilidade, dermatites, queda capilar e o ressecamento.

Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação / JayPRO

Segundo a dermatologista Dra. Natasha Crepaldi de Cuibá - MT, a pele e o sistema nervoso tem a mesma origem embriológica e por conta dessa origem comum é bem frequente a manifestação conjunta nesses dois órgãos. O stress provoca a liberação de mediadores químicos, como a adrenalina, que nos faz reagir com mais eficiência em situações de perigo, isso é benéfico, mas tem desvantagens. Algumas doenças crônicas como Psoríase, Vitiligo, Dermatite Atópica, Alergias, Dermatite de contato e Urticária crônica, entre outras podem piorar com stress intenso.

A dermatologista afirma que a elevação do hormônio cortisol pode desencadear ou piorar um quadro de acne, dermatite seborreica, rosácea, oleosidade e cravos. O herpes simples e o herpes zoster são doenças de pele que surgem frequentemente nesses períodos. A rotina de alimentação, sono e exercícios também é muito importante, já que tem reflexo direto nos fatores causais. Manter os hábitos básicos de rotina com a pele, como limpeza com sabonetes, loção tônica e/ou micelar, hidratante e filtro solar.

O estresse acelera a produção de radicais livres que irão neutralizar as proteínas, como o colágeno, e agilizar o processo de envelhecimento. 

Além disso, pode piorar doenças cutâneas que sabidamente estão relacionadas a estresse emocional como a acne, a psoríase, o vitiligo, dermatite seborreica, reações alérgicas e reações da pele relacionadas ao fotossensibilidade, como rosácea.

O ideal é tratar e manter o equilíbrio psicológico, e concomitante a isso tratar da pele, dependendo do impacto, um protocolo de Skin care vai deixar sua pele perfeita. Porém não se esqueçam de tratar do psicológico.

JayPRO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa JayPRO e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade