PUBLICIDADE

Guarda costeira líbia resgata mais de 250 migrantes tentando chegar à Itália

16 dez 2017 - 14h36
Compartilhar
Exibir comentários

A guarda costeira da Líbia resgatou mais de 250 migrantes ilegais tentando deixar o país do norte da África em pequenas embarcações para a Itália, disseram autoridades neste sábado.

As margens ocidentais da Líbia são o principal ponto de partida para migrantes, principalmente de países sub-saarianos que fogem da pobreza e de conflitos em uma tentativa de chegar à Europa.

As chegadas à Itália caíram em dois terços desde julho ante o mesmo período no ano passado, após autoridades do governo em Trípoli, apoiado pelos EUA e parceiro da Itália, conseguirem reduzir o contrabando humano na cidade de Sabratha, oeste da capital.

Isso empurrou o tráfico mais para leste, com a guarda costeira interceptando diversas embarcações fora da costa, próximo de Qaraboulli e Zliten, duas cidades localizadas a leste de Trípoli.

A Líbia mergulhou no caos desde a derrubada de Muammar Gaddafi em 2011, em uma revolta apoiada pela Otan.  Um governo de acordo nacional em Trípoli, apoiado pela ONU, tem tentado recuperar o controle do território.

(Escrito por Ahmed Elumami)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade