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Grave acidente encerra temporada de Massa mais cedo

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Depois de quase ter conquistado o título da Fórmula 1 em 2008, o ano de 2009 prometia ser de muitas alegrias para o piloto Felipe Massa. Mas a promessa não se concretizou e além de uma temporada sem muitos pódios, o brasileiro da Ferrari sofreu um grave acidente que o tirou mais cedo da disputa da principal categoria do automobilismo.

Em sua décima corrida no ano, Felipe Massa chegou ao circuito de Hungaroring com esperanças de dias melhores já que havia conquistado seu primeiro pódio no ano - um terceiro lugar no GP da Alemanha. Mas por pouco o dia 25 de julho não se transformou em uma verdadeira tragédia.

Durante o treino classificatório, Felipe Massa passou reto em uma curva do circuito e bateu na proteção de pneus após ser atingido por uma mola que escapou do carro do brasileiro Rubens Barrichello. O impacto, equivalente a uma pancada de mais de 150 kg, fez com que a viseira de Massa se desprendesse do capacete - causando um corte de 8cm na altura do supercílio esquerdo - e deixou o piloto desacordado até a chegada do socorro médico.

Massa foi levado ao centro médico do GP da Hungria consciente e com todos os sinais vitais. Bastante agitado, o brasileiro foi levado de helicóptero para o Hospital Militar de Budapeste e passou por uma cirurgia para a retirada de um fragmento de osso do rosto e ficou sedado, em observação, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Mesmo sem apresentar danos neurológicos por conta do acidente sofrido, Massa foi mantido em coma induzido para ajudar na recuperação da cirurgia. No dia seguinte ao acidente, Felipe chegou a ser acordado para passar por uma tomografia e respondeu a todos os estímulos médicos. Apesar das boas notícias, os médicos húngaros preferiram adotar uma postura mais cautelosa referindo-se ao estado de saúde do brasileiro como "grave". Aliás, o conflito de posições entre médicos húngaros e o médico particular de Massa, Dino Altman, que adotou uma postura muito mais otimista, foi a tônica do estágio inicial da recuperação de Massa.

Passado o susto e com Massa já falando e em condições melhores, a Ferrari foi atrás de um substituto para o brasileiro no restante da temporada. O primeiro nome foi o do heptacampeão Michael Schumacher. O alemão bem que tentou mas dores no pescoço evitaram seu retorno. Luca Badoer foi escolhido para as duas primeiras corridas, mas seu pífio desempenho fez a Ferrari buscar Giancarlo Fisichella na Force India.

Enquanto o alemão treinava para tentar voltar à Fórmula 1, Felipe Massa, já recuperado, voltava ao Brasil para passar por mais exames e a retirada dos pontos no rosto. Em todas as entrevistas que deu, o brasileiro ressaltou a vontade de voltar logo às pistas.

Mais de dois meses depois do acidente, Felipe Massa voltou a pilotar. O primeiro teste foi em um kart na Granja Viana, mas durou poucas voltas por conta de uma forte chuva. Praticamente ao mesmo tempo, ele recebia a notícia de que o espanhol Fernando Alonso substituiria o finlandês Kimi Raikkonen como seu companheiro de escuderia.

No início de outubro, o brasileiro seguiu para a Europa para testar no simulador da Ferrari e já mudou o discurso dizendo não ser possível mais pilotar em 2009. Com a visão 100% recuperada e fazendo testes com o modelo de 2007 da Ferrari, o mais próximo que ele chegou de uma pista em uma corrida da Fórmula 1 foi na bandeirada do GP de Interlagos, que confirmou Jenson Button como o campeão do Mundial de pilotos.

Brasileiro encerra temporada de forma precoce com acidente na Hungria
Brasileiro encerra temporada de forma precoce com acidente na Hungria
Foto: AFP
Fonte: Redação Terra
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